PETI realiza passeata em combate ao trabalho infantil

• Publicado no dia: 11-06-2009

Centenas de crianças que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Paulo Afonso, participaram de uma passeata na tarde da quarta-feira (10) para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que tem a sua data comemorada no dia 12 de junho.

O grupo percorreu as principais ruas da cidade com cartazes e faixas que alertavam a comunidade sobre a importância de manter a criança longe do trabalho. “Essa passeata tem como principal objetivo a sensibilização da sociedade para o combate ao trabalho infantil”, frisou a coordenadora do PETI Crissante Dinas.

Ao passar pelas ruas as crianças chamavam a atenção e incorporavam ao ato simpatizantes pela causa. Durante todo o percurso foram distribuídas fitinhas com as cores do símbolo que marca a data, um cata-vento, com artigos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).

O PETI em Paulo Afonso é um programa da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal, que tem como objetivo manter a criança na escola e dar oportunidade de lazer e educação. No município são atendidas 400 crianças que no turno contrário ao da escola vão ao programa, que conta com nova sede, inaugurada no dia 5 de junho. “O PETI funcionará em quatro turnos. Na sede da instituição as crianças aprenderão arte, pintura e ainda serão acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais”, declarou a coordenadora Crissante durante a inauguração.

Autor: ASCOM/PMPA