Paulo Afonso vai realizar seminário preparatório para a 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

  • Publicado no dia: 11-05-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    De acordo com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei 11.346/2006), 2015, é o ano de realização V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá de 3 a 6 de novembro, em Brasília. É o momento de municípios, estados e Governo Federal se mobilizarem para a organização desse importante processo. É um evento estratégico entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país.

     

    Em Paulo Afonso, o seminário preparatório para a V Conferência Territorial, a se realizar nos dias 2 e 3 de junho, acontecerá nesta quarta-feira (13), das 7h30 às 13h, no auditório do CFPPA, antiga Escolinha, quando serão eleitos entre os participantes, seis delegados que representarão a etapa territorial da CNSAN.

     

    Os objetivos específicos da conferência, que terá como lema: “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, são:

    I – Identificar os avanços e obstáculos para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e apresentar proposições para garantir a todos comida de verdade no campo e na cidade;

     

    II – Avaliar, segundo a perspectiva do desenvolvimento socioambiental sustentável, os desafios atuais da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para avançar na realização do direito humano à alimentação adequada e saudável e na promoção da soberania alimentar em âmbito nacional e internacional;

     

    III – Avançar no comprometimento dos três poderes da República, em todas as esferas de governo e ampliar a participação e o compromisso da sociedade brasileira no processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, reafirmando o pacto social em torno do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

     

    O objetivo geral é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

     

    A V CNSAN deverá contribuir para a construção de um balanço participativo da condição da segurança alimentar no país e, também, construir proposições que promovam avanços na implementação da Política (PNSAN) e na consolidação do Sistema (Sisan) em âmbito nacional.

    Autor: ASCOM/PMPA