Durante o segundo e último dia da Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu nos dias 07 e 08 de julho, com a presença de autoridades locais como o prefeito de Paulo Afonso, Dr. Anilton Bastos; o secretário Municipal de Saúde, Dr. Luís Aureliano; o secretário Estadual de Saúde, Dr. Jorge Solla; o representante do Ministro da Saúde, Jorge Luís Sayde; o representante do COSEMS-BA, Dr. Ivonildo Dourado, entre tantas outras personalidades; foram anunciadas novidades muito boas para o Município.
O prefeito Anilton Bastos anunciou a construção de um Centro de Maternidade para Partos Normais, no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), localizado no BTN, sendo realizados apenas os partos cirúrgicos no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS, também conhecido como Hospital da Chesf), além da implantação de um Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) com o Curso de Medicina.
O secretário Municipal, Luís Aureliano, disse que o Centro de Maternidade do HMPA faz parte do Projeto Rede Cegonha – “Haverá uma nova concepção de maternidade, integrada com o HNAS, pois nos moldes que estava funcionando a maternidade do Município era impossível continuar. Teremos também a Casa da Gestante, a Casa da Puérpera e Casa do recém-nascido que serão construídas no HNAS. Tudo isso numa parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, aí sim teremos uma rede funcionando integralmente para atender Paulo Afonso e região”, afirmou.
Dr. Aureliano também esclareceu que desde 2008 o município gastou 21% do seu orçamento da saúde para atender pacientes vindos de Alagoas e Pernambuco – “R$1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais) – esta quantia gasta com pacientes alagoanos e pernambucanos. O prefeito e a gestão têm compromisso com o ser humano, independente de ser de Paulo Afonso ou não e a urgência e a emergência são feitas aqui, além do que a CHESF banca lá no HNAS. Então estamos interagindo com Solla para conseguir pactuar para que Al e PE nos paguem aquilo que a gente faz atendendo seus cidadãos”.
O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, esclareceu o Projeto Cegonha e disse que a região metropolitana de Salvador/BA e norte do Estado da Bahia (que inclui Paulo Afonso) são prioridades do Projeto. “Já tivemos, esta semana, o projeto aprovado pelo Ministério da Saúde. Em Paulo Afonso, iremos receber melhorias na Atenção Básica no pré-natal, temos um projeto para um Centro de Parto Normal (no BTN) e a qualificação na melhoria do parto cirúrgico (HNAS) e apoio para instalação de uma UTI neonatal”, afirmou o secretário.
Sobre UTIs no HNAS
Solla afirmou – “Posso adiantar sobre as UTIs do HNAS, que estamos tentando alternativas com a participação da Prefeitura de Paulo Afonso, Governo do Estado e Chesf para tentar viabilizar uma solução que permita uma mudança na natureza jurídica do HNAS, trazendo ela pra uma esfera que permita a sua atuação pelo SUS diretamente”.
O representante do COSEMS-BA, Dr. Ivonildo Dourado, que também compôs a mesa, aproveitou para pedir maior participação financeira do Estado e da Federação na Atenção Básica dos municípios, pois atualmente as cidades bancam 75% deste orçamento.
Ao fim da Conferência Municipal foram escolhidos dos 160 delegados municipais, 08 deles que representarão Paulo Afonso na Conferência Estadual de Saúde que acontecerá de 12 a 15 de setembro, no Centro de Convenções em Salvador/Ba. São os seguintes:
Delegados Gestores (02)
Dr. Luiz Aureliano de Carvalho Filho (secretário Municipal de Saúde)
Alexei Vinicius da Silva
Delegados Trabalhadores em Saúde (02)
Renata Fernandes Nascimento Rosa
Rogério José Gonçalves Galindo
Delegados Usuários (04)
Damião Santana da Silva
Esmeralda Bezerra Patriota
Rosa Pereira da Silva
Carlos Alberto Barbosa Gonçalves.
Autor: ASCOM/PMPA