Paulo Afonso sedia V Conferência Territorial da Pessoa Idosa

  • Publicado no dia: 23-04-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Paulo Afonso (CMDI), em parceria com a Prefeitura, realiza nesta quinta-feira (25), a V Conferência Territorial da Pessoa Idosa. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), tem como tema: Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas e acontece no Memorial Chesf, das 7h às 17h.


    Juntos, os municípios Paulo Afonso, Abaré, Rodelas e Glória estarão abordando os eixos temáticos: 


    1 – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Mobilidade, Transporte, Cultura, Etnia, Esporte e Lazer.


    2 – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.


    3 – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.


    4 – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das Políticas Públicas.


    O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Paulo Afonso entende que a conferência é um evento democrático no qual se deve conferir o que tem sido feito e propor avanços para a consolidação das políticas públicas e da conquista do envelhecimento com dignidade em nosso país, com ampla participação e efetivo compromisso de todos.


    As Conferências de Direitos das Pessoas Idosas são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas envolvidas, como a Assistência Social, a Previdência Social, a Educação, a Saúde, o Transporte e a Acessibilidade, entre outros. A principal característica dessas conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, na contemporaneidade e nos próximos anos.

    Autor: Ascom/PMPA