Paulo Afonso recebe artistas de rua de vários países

  • Publicado no dia: 12-04-2011
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A partir desta quinta-feira, 14 de abril, Paulo Afonso é palco da 7ª Edição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. O evento, que se estende até o dia 16, reúne músicos, mímicos, acrobatas, marionetes, palhaços e artistas plásticos de diferentes países, realizando as mais variadas apresentações.

    “Os shows trazem toda a riqueza da performance circense misturada com apresentações musicais e diversas expressões artísticas. Será um espetáculo único, voltado para todos os públicos”, frisou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jânio Soares. A programação contemplará o Bairro Tancredo Neves, na Praça do BTN II, e o Centro da Cidade, na Avenida Getúlio Vargas. “

    Para a sua realização, o evento conta com o patrocínio da Companhia Hidroeltrica do São Francisco (Chesf), por meio do Faz Cultura, do Governo do Estado e total apoio da Prefeitura. “Não poderíamos deixar de incentivar esta atividade cultural, que tanto enriquecerá a nossa cidade”, falou Jânio Soares.

    Esta edição do Festival é uma realização da Selma Santos Produções e Eventos, com direção geral de Selma Santos e direção artística do alemão Bernard M. Snyder, também conhecido como “homem-banda”. Além de Paulo Afonso, o Festival passará por Salvador e Sobradinho.

     Confira a programação:

     Praça do BTN 2, a partir das 19h, dia 14 de abril (quinta)

     Apresentações de: fantoches de Anita Bertolami, da Suíça; música com homem-banda Bernar M. Snyder, da Alemanha; dança com Clara Trigo, do Brasil; palhaço Dan Lê Man, da Austrália; marionetes, de Estee Taylor, do Canadá; humor com Maurício Oliveira, do Brasil; do Faquir Marco Cardona, da Itália; do escultor de balões, Sean Rooney; de mímica com Shiva Grings, da Irlanda; musical de new soul, com Tanga Elektra, da Alemanha; de música e dança com Tanmilonguero, da Argentina; de artes plásticas com Tova Snyder, dos Estados Unidos; multi-instrumentista William Rodrigues, do Brasil; música com Jenny Thiele, da Alemanha.

     Avenida Getúlio Vargas, a partir das 19h, dias 15 de abril (sexta)

    Apresentações de: fantoches de Anita Bertolami, da Suíça; dança com Clara Trigo, do Brasil; palhaço Da Lê Man, da Austrália; marionetes, de Estee Taylor, do Canadá; do Faquir Marco Cardona, da Itália; do escultor de balões, Sean Rooney; de mímica com Shiva Grings, da Irlanda; musical de new soul, com Tanga Elektra, da Alemanha; de música e dança com Tanmilonguero, da Argentina; de artes plásticas com Tova Snyder, dos Estados Unidos; multi-instrumentista  de William Rodrigues, do Brasil; musical com Jenny Thiele, da Alemanha.

    Avenida Getúlio Vargas, a partir das 19h, dia 16 de abril (sábado)

    Apresentações de: fantoches de Anita Bertolami, da Suíça; musical com homem-banda Bernar M. Snyder, da Alemanha; dança com Clara Trigo, do Brasil; do palhaço Dan Lê Man, da Austrália; marionetes, de Estee Taylor, do Canadá;  Faquir Marco Cardona, da Itália; com escultor de balões, Sean Rooney; de mímica com Shiva Grings, da Irlanda; musical de new soul, com Tanga Elektra, da Alemanha; de música e dança com Tanmilonguero, da Argentina; de artes plásticas com Tova Snyder, dos Estados Unidos; multi-instrumentista William Rodrigues, do Brasil; musical com Jenny Thiele, da Alemanha.

    Confira as atividades desenvolvidas por cada artista:

    Anita Bertolami (Suiça) – fantoches

    Os protagonistas das performances de Anita Bertolami são as próprias mãos e objetos comuns de cozinha que viram personagens. Um espetáculo emocionante para adultos e crianças.

    Bernard M. Snyder (Alemanha) – música / homem-banda

    Conhecido como homem banda, bateria nas costas,violão na frente, a gaita alternada com a sua voz, Bernard é também o diretor artístico do Festival de Rua.

    Clara Trigo (Brasil) – dança

    Clara Trigo apresenta dois espetáculos diferentes. Em Salvador ela mostrará o seu trabalho lindo e emocionante de dança flamenca. Nas cidades de Sobradinho e Paulo Afonso, Clara apresentará, juntamente com Catarina Gramacho, a peça de dança contemporânea ‘Cena Tão Longe, Tão Perto’, que acontece por dentro de uma caixa de madeira.

    Dan Le Man (Austrália) – clown

    Da Austrália se mudou para a Áustria, atualmente vive na Estônia e a personagem do espetáculo dele é francês… Dan Le Man é um palhaço sem fronteiras.

    Estee Taylor (Canadá) – marionetes

    As marionetes de Estee parecem com seres humanos pequenos que tocam piano, cantam e brincam com a plateia, até o show acabar, quando eles voltam a¨dormir¨, até a próxima performance. 

    Jenny Thiele 2.0 (Alemanha) – música / canções de autoria

    Com uma voz que deixa o público boquiaberto, Jenny propõe músicas de própria autoria tocando ela mesma o piano. No Festival de Rua Jenny Thiele se apresenta com o percussionista Julius Oppermann. 

    Marco Cardona (Itália) – faquir

    Pode o homem caminhar sobre montes de vidro quebrado, cuspir fogo, engolir espadas, e sobreviver a tudo isso sem nem uma ferida? Marco Cardona é a prova que pode. 

     Maurício Oliveira (Brasil) – ator cômico

    Os seus truques de magia nunca dão certo, mas a personagem deste ator cômico ganha os corações do público. Conhecido como Mago Mustafá ele é o rei das risadas. 

    Sean Rooney (Canadá) – balões

    Sean ganhou fama internacional como gênio da sua arte. Com os balões de látex, ele cria esculturas pequenas e grandes, desfiles de roupas; ele também faz performances extremamente divertidas.

    Shiva Grings (Irlanda) – mímico

    Quando Shiva Grings faz o seu show, improvisando e brincando com o público, ninguém está seguro, sobretudo quem passa na praça inocentemente sem  perceber que atrás de si está caminhando este mímico simpático, provocando risadas sem fim. 

     Tanga Elektra (Alemanha) – música / new soul

    Com o seu violino, usando efeitos eletrônicos e loop station, Dayve Engler cria os sons de contrabaixo e de guitarra, indo além das tonalidades próprias do instrumento. Dayve é o cantor principal do grupo e seu irmão Elias o acompanha na percussão, fazendo de ¨bumbo¨ a caixa de um violão. 

    Tanmilonguero (Argentina) – música e dança

    Tango. Emoção. Paixão. Juan Iriarte e Florencia Albano de Rosário, Argentina, apresentam músicas tradicionais dos anos quarenta, tocando bandoneon, cantando e bailando. 

    Tova Snyder (Estados Unidos) – artes plásticas

    Tova Snyder, muralista e pintora de Nova Iorque, cria obras de arte nos rostos e corpos das pessoas, amplificando a beleza e os particularidades visuais de crianças e adultos. 

    William Rodrigues (Brasil) – multi-instrumentista

    Além de cantar, William toca ao mesmo tempo bateria, violão e instrumentos variados. O suingue e a maestria dele o levaram à tv nacional e a festivais internacionais. William é o inventor dos próprios instrumentos de so

    Autor: ASCOM/ PMPA