Paulo Afonso realizou VI Conferência Municipal de Assistência Social

  • Publicado no dia: 24-07-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou nesta quinta-feira, 23 de julho, no auditório do Memorial Chesf, a VI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026”. Os subtemas discutidos foram: 1 – O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e a transferência de renda nos territórios; 2 – O Pacto Federativo e Consolidação do SUAS; 3 – Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

     

    Os principais objetivos das discussões foram: identificar os grupos mais vulneráveis do território, suas condições de vida, as principais atenções demandadas à Assistência Social para sua proteção e garantia de direitos e a capacidade de resposta pública;

     

    Identificar os desafios da implementação do SUAS, cobertura de atendimento e cofinanciamento, considerando o modelo de federalismo brasileiro;

     

    Debater estratégias na perspectiva de fortalecimento da participação de usuários e trabalhadores da Assistência Social nas instâncias de controle social;

     

    Eleger quatro delegados para representar o município na etapa estadual da Conferência, a ser realizada em breve, em Salvador. Dos quatro escolhidos, dois são representantes do Governo Municipal e dois da sociedade civil.

     

     

    Participaram do evento: o prefeito Anilton Bastos, o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno; a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; a presidente do CMAS, Janisabel Araújo; a secretária adjunta de Assistência Social do Estado de Minas Gerais, Rosilene Cristina Rocha; o diretor da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, Fernando Brandão; assistentes sociais, coordenadores de programas da Rede Sociassistencial Pública e Privada; representantes da 1ª Companhia de Infantaria, 20º Batalhão da Polícia Militar e de diversas instituições do município.

     

    A Conferência foi aberta com a leitura do regimento interno e apresentação cultural dirigida pelo coreógrafo Luiz Júnior. Em seguida, com a utilização de slides, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, apresentou os programas coordenados pela SEDES, entre eles, o Restaurante Popular Dom Mário Zaneta e a Cozinha Comunitária Erivaldo Silva dos Santos, que oferecem à população de baixa renda, refeições a preços simbólicos, cuja complementação dos valores reais é custeada pela Prefeitura.

     

    Em seu discurso, o prefeito Anilton Bastos mais uma vez destacou o trabalho da SEDES, que segundo ele, se deve à dedicação da secretária Ana Clara Moreira e de sua equipe. Para o prefeito o trabalho em equipe possibilita a realização de ações que têm como objetivo principal melhorar a qualidade de vida e dar dignidade às famílias.

     

    “Devemos nos orgulhar da cidade que temos, que além de ser bela e bem cuidada, desenvolve ações que valorizam principalmente as famílias. Essas ações coordenadas  por Ana Clara Moreira com o apoio fundamental de sua equipe provam que com o empenho de todos fica mais fácil estruturar as famílias e alcançar nossos objetivos”. Concluiu.

     

    Autor: ASCOM/PMPA – Por Washington Luís