A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), realizou nesta quarta-feira (13/5) no auditório do CFPPA, o II Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento que teve como lema: Comida de Verdade no Campo e na Cidade foi uma preliminar da etapa territorial, a se realizar nos dias 2 e 3 de junho, também em Paulo Afonso e posteriormente a estadual, em Salvador, com data a ser definida. Durante o seminário foram eleitos os seis delegados que representarão o território de identidade Itaparica na Conferência Territorial.
Na abertura do evento, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, destacou o trabalho da Prefeitura de Paulo Afonso, através de sua Secretaria, para contribuir com a redução da fome, coordenando programas específicos como Restaurante Popular, a Cozinha Comunitária, o Banco de Alimentos e a Cozinha Experimental.
“Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso das pessoas menos favorecidas a uma alimentação saudável. Nos orgulhamos porque o Restaurante Popular, que está sendo reformado para oferecer mais qualidade, foi considerado por órgãos do Ministério de Desenvolvimento Social, como o que oferece o melhor cardápio do Brasil”, falou a secretária.
A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei 11.346/2006), 2015, determina a realização da V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá de 3 a 6 de novembro, em Brasília. É o momento de municípios, estados e Governo Federal se mobilizarem para a organização desse importante processo. É um evento estratégico entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país.
O objetivo geral das etapas municipal, territorial estadual e nacional é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Participaram do seminário o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra; a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; a presidente do COMSEA, Francisca Lima Bezerra; a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Isabela Medeiros; o palestrante e representante da ONG AGENDHA, Alexandre Vasconcelos; a coordenadora do Programa Vida Saudável, Maria Aparecida Teixeira; o coordenador do Banco de Alimentos, Edson Kaphussu; o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Lúcio Flávio; nutricionistas e coordenadores do Restaurante Popular e da Cozinha Comunitária.
Autor: ASCOM/PMPA