Nesta quarta-feira (29), o Memorial Chesf foi palco da 2ª Conferência Municipal das Cidades. O evento, que reuniu representante da sociedade civil organizada e poder público, teve como objetivo propiciar a participação dos diversos segmentos da sociedade na elaboração de propostas que nortearão, de forma ordenada, o crescimento do município.
O evento teve como tema “Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!” e foi coordenado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento. A conferência foi iniciada pela formação da mesa, composta pelo prefeito Anilton Bastos; o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno; a secretária de Planejamento e Orçamento, Patrícia Alcântara; o presidente da Câmara de Vereadores, Marcondes Francisco; o representante da Chesf, Rafael Moraes; a representante da Adefitan, Maria Noêmia; o representante do Sindae, Antônio Silveira Santos; a vice-presidente da Ascopa, Adeilda Xavier; o inspetor do CREA, Marcos Dantas e o representante da ONG Repensar, Maciel Pereira.
Eu seu discurso, o prefeito Anilton Bastos falou da importância do evento como uma forma de preparar uma cidade cada vez melhor para as futuras gerações. “Esta conferência nos permite discutir os problemas e propor sugestões para que tenhamos uma cidade crescente com responsabilidade, com desenvolvimento urbano aliado à mobilidade. Dessa forma garantiremos uma cidade melhor para nossos filhos e netos, compreendendo que este crescimento ordenado não é só obrigação do Executivo, mas de todos e que juntos poderemos fazer muito mais por nossa cidade. Que aqui possamos unir os esforços para ter a Paulo Afonso que sempre sonhamos”, frisou Anilton.
Após o discurso do prefeito, foi realizada uma apresentação do ProJovem e lido o regimento da conferência, que foi aprovado pela maioria e, em seguida, foi apresentada a Comissão Preparatória, composta dos representantes de cinco segmentos: gestores, administradores públicos e Legislativo; movimentos sociais e populares; trabalhadores por suas entidades sindicais; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais e segmentos de ongs com atuação na área.
Para a secretária de Planejamento, Patrícia Alcântara, o evento democratiza o planejamento urbano da cidade. “Esta conferência permite a participação da sociedade civil organizada em eixos estruturantes como mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária e saneamento, democratizando o processo de planejamento urbano da cidade de Paulo Afonso”, frisou.
Na parte da tarde os segmentos discutiram, apresentaram propostas e escolheram os delegados que irão representar o município na 5ª Conferência Estadual das Cidades.
A Conferência das Cidades é um processo instituído pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, que visa a traçar as diretrizes da Política Urbana, nos três níveis de governo. Uma Conferência é a garantia da participação social na construção de políticas públicas, integrando sociedade civil e governo na perspectiva da consolidação da democracia participativa.
Os regimentos da 5ª Conferência Estadual das Cidades e da 5ª Conferência Nacional das Cidades, além de outras informações importantes, podem ser acessados nos sites da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia(SEDUR), no endereço: www.sedur.ba.gov.br, no link CONCIDADES/BA e do Ministério das Cidades www.cidades.gov.br.
Autor: ASCOM/ PMPA