A Prefeitura de Paulo Afonso preocupada com a saúde e o bem-estar de toda a população, através da Secretaria Municipal de Turismo, se reuniu com a 10º DIRES para organizar ações que irão acontecer na Copa Vela no período de 04 a 07 de setembro, com o objetivo de orientar a população contra a gripe suína.
Ficaram definidas várias ações e pontos estratégicos com profissionais da área de saúde nos quais foliões e turistas poderão recorrer caso queiram esclarecimentos e orientações sobre a gripe suína. Seis pontos estarão distribuídos em vários locais da cidade, são eles: Prainha, PCtran, Polícia Rodoviária Federal, PAIV, além das entradas da cidade e do bairro Moxóto. Segundo a técnica da vigilância epidemiológica da 10º DIRES, as equipes estarão durante todo o dia de prontidão. “A equipe será composta de cinco pessoas, revezando-se entre os turnos da manhã, tarde e noite. Contaremos com a total contribuição do Corpo de Bombeiro, SAMU e Polícia Militar”, declarou a técnica.
Serão entregues com os abadás informativos sobre procedimentos e sintomatologia da gripe. Segundo informações de representantes da 10º DIRES, não há constatação que o vírus esteja circulando na cidade, já que nenhuma pessoa que teve suspeita da doença apresentou confirmação da gripe, através dos exames.
Qualquer pessoa que sentir algum sintoma pode procurar um desses pontos de apoio para que seja orientado de forma adequada. Os profissionais do Hospital Nair Alves de Souza e do Hospital de Paulo Afonso também já estão preparados para receber pessoas com suspeita da doença.
A 10º DIRES disponibiliza kits com remédios para o tratamento e caso haja pessoas em estado grave no município, a Prefeitura já firmou convênio com o Hospital do Estado da Bahia, que atualmente é referência no tratamento da gripe, para onde os pacientes poderão ser encaminhados.
Autor: ASCOM/PMPA