No período de 12 a 14 de setembro na cidade de Recife-Pe, a Secretaria de Saúde do Município de Paulo Afonso participou do “Encontro Regional Fortalecimento da Atenção Básica na articulação das Redes de Atenção à Saúde no Contexto da Síndrome Congênita Associada à Infecção pelo Vírus Zika”.
O evento realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde tem como objetivos:
Promover discussão sobre avanços e desafios para vigilância e atenção à saúde das crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika;
Conhecer as necessidades das mães/cuidadores dos filhos com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika;
Conhecer os resultados dos estudos de corte em andamento relacionados com a Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus zika, sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes (STORCH);
Fortalecer o cuidado compartilhado no âmbito das Redes de Atenção à Saúde;
divulgar experiências exitosas implementadas no cuidado em rede às crianças com Síndrome Congênita Associada à Infecção pelo Vírus Zika e suas famílias.
Para o momento, os estados do Nordeste selecionaram municípios com experiências exitosas com as crianças e suas famílias através do trabalho do Núcleo de apoio à Saúde da Família (NASF).
A cidade de Paulo Afonso foi contemplada com uma das quatro vagas para o estado da Bahia, sendo representada pela Fisioterapeuta e coordenadora do NASF, Marília Brito. O evento de grande importância para o cuidado contínuo das crianças e famílias, contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que na oportunidade anunciou investimentos para aprimoramento na estimulação precoce dessas crianças.
Autor: ASCOM/PMPA