O 7° Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, com o tema ‘Governança, Regionalização e Financiamento’, reuniu secretários de saúde de vários municípios do estado, profissionais da área e autoridades. De Paulo Afonso, participou o secretário Ivaldo Sales Júnior.
A cerimônia de abertura, conduzida pela presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, contou com a presença do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
Durante o evento realizado nos dias 23 e 24 de julho, no auditório da UPB, em Salvador, foram discutidos diversos assuntos relativos à oferta de serviços nos municípios do interior.
Ivaldo classificou o encontro como positivo. Para ele, a proposta de ampliação dos serviços na região, com o apoio dos governos Estadual e Federal, significa avançar na qualidade da saúde.
“Foi um momento importante, quando nós focamos a regionalização da saúde, bem como seus tipos de financiamento para programas e projetos que beneficiem Paulo Afonso e região. Discutimos também a ampliação da oferta de serviços e programas, firmando novas parcerias com os governos Estadual e Federal para avançar no atendimento à população”, concluiu.
O congresso também foi marcado pela entrega do Prêmio Irmã Dulce às 36 experiências exitosas realizadas em municípios baianos que representaram o estado no Congresso Nacional, em Brasília. Outro ponto considerado importante pelos congressistas foi reeleição da presidente do COSEMS/BA Stela Souza para o mandato dos próximos dois anos. Além da presidente, a nova diretoria foi eleita por aclamação, durante a Assembleia Geral Ordinária do conselho, realizada na quarta-feira (24).
Para Ivaldo Sales Júnior, a recondução de Stela Souza à presidência do COSEMS/BA fortalece a região na busca pelo avanço na atenção básica.“É uma pessoa guerreira, que sempre nos ajuda no que é possível, e sua reeleição, para nós da região Norte, é motivo de orgulho”, diz o secretário.
A programação se encerrou com a palestra “Emendas parlamentares, captação de recursos, execução e prestação de contas”, ministrada pela assessora técnica do CONASEMS, Alessandra Giseli Matias.
Autor: Ascom/PMPA