Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência da Mulher (CRM), dará inicio aos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres. A campanha será realizada juntamente com a Rede de Atenção à Mulher do Município, CMDM, DEAM, CRAS Prainha, CRAS Centenário, CRAS Barroca, CRAS BTN II e CRAS BTN III, Núcleo Social do BTN, Administração do BTN, CTA/SAE, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.
O movimento tem o objetivo de mobilizar a população pauloafonsina para conscientização do combate à violência contra a mulher. De 20 de novembro a 10 de dezembro serão realizadas diversas atividades como palestras socioeducativas, divulgação em rádios, panfletagem, caminhada, entre outras.
Esta campanha foi criada em 1991 por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.
Atualmente, acontece em 159 países. Internacionalmente ela começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, o movimento tem início no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.
Outras datas importantes neste período e que integram a campanha são o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS e o dia 06 de dezembro, Dia do Massacre de Mulheres de Montreal, data que incentivou a criação da Campanha Mundial do Laço Branco no Brasil e Dia Nacional de Luta dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres.
Autor: ASCOM / PMPA