A partir da segunda-feira (28), a Secretaria de Saúde de Paulo Afonso inicia o agendamento da vacinação contra a Covid-19 das crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades. Neste primeiro momento, o público foi definido devido a baixa quantidade de imunizantes que foram enviados ao município.
O agendamento e vacinação da Pfizer Pediátrica Baby serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) direcionadas, do Centro, BTN e área rural, e estão aptas a serem vacinadas as crianças diagnosticadas com as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática.
Para se imunizar a criança deve estar acompanhada pelos pais ou responsáveis no ato da vacinação, portando os documentos comprobatórios da comorbidade, tanto original como cópia do laudo comprovando o diagnóstico, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença (a cópia ficará retido no local), cartão de vacinação, o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte.
Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação. Os atendimentos para agendamento nas UBS´s acontecem de segunda a quinta, das 7h às 10h e das 13h às 16h30, e na sexta, das7h30 às 12h30.
O Ministério da Saúde ressalta que esse público será vacinado em um esquema de três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose com pelo menos oito semanas após a segunda dose.
“Lembramos que a Pfizer Pediátrica Baby pode ser aplicada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação”, diz a coordenadora de Imunização, Damares Lopes.
Confira os postos do Centro e BTN que estarão agendando e vacinando. Os postos da área rural também estarão atendendo ao público de 6 meses a 2 anos com comorbidades.
CENTRO
Américo
Rua do Sol
Perpétuo Socorro
Prainha
Siriema
Moxotó
Senhor do Bonfim
BTN
Santa Quitéria
Maruim
Padre Lourenço
São João
Rodoviário
Autor: Ascom/PMPA