Entre centenas de municípios da Bahia, Paulo Afonso foi escolhido para sediar o Projeto de Capacitação e Educação em Diabetes (PROCED). O projeto inclui a capacitação de profissionais de saúde, garantia de exames e consultas para diabéticos, além de cuidados relacionados ao controle e tratamento da doença.
O Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA) é uma unidade de referência de média complexidade para assistência especializada aos portadores de diabetes e outras endocrinopatias e vem garantindo assistência especializada nas áreas de Diabetes Mellitus, obesidade e outras endocrinopatias, como referência para a rede básica de saúde do Estado.
A unidade sentinela escolhida para sediar o projeto, como experiência piloto, foi a USF Maruim no Bairro Tancredo Neves I, embora várias ações tenham se estendido às demais unidades de Saúde do município, a exemplo da capacitação de profissionais de saúde no cuidado com o “pé diabético” e o incentivo à prática de atividades físicas para os usuários do SUS.
No último dia 11 de dezembro, ocorreu uma culminância do projeto no Hotel Belvedere que contou com a presença do secretário de Saúde, Alexei Vinícius; profissionais de saúde dos municípios que compõem a região de saúde de Paulo Afonso, 10ª DIRES e coordenação do projeto. Na ocasião foram apresentadas as atividades exitosas promovidas em cada município como forma de troca de experiências e planejamento estratégico local.
O secretário Alexei destacou que “iniciativas como estas mostram que estamos na mão do desenvolvimento da saúde, uma vez que valoriza as ações de promoção nesta área, prevenção às doenças, visto que as metabólicas, associadas às cardiovasculares, são responsáveis pelo maior número de morbimortalidade no Brasil”, disse o secretário.
Autor: ASCOM/PMPA