A Secretaria Municipal da Saúde realiza nesta quarta-feira (7) mais uma edição da semana da vacinação contra covid-19. Durante a manhã, todos os pontos de imunização, entre fixos e drives thru, aplicaram 1.566 para pessoas com idade igual ou acima de 42 anos.
Segundo a coordenadora de Imunização, Damares Lopes, a estimativa é alcançar a aplicação de 2.100 doses disponíveis para a etapa de hoje. “Nossa expectativa é atingir um público maior do que ontem, terça-feira, devido a diminuição da faixa etária de 44 para 42, lógico que para atingir esses números precisamos que o público compareça aos pontos de vacinação para receber a primeira dose”, reforça.
A etapa de hoje, integra a semana de vacinação diária promovida pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde que iniciou nesta segunda (5) e vai até a próxima sexta-feira (9), com aplicação de primeira dose distribuídas em públicos específicos, a exemplo dos apenados e pessoas em situação de rua, e por escalonamento de faixa etária. A segunda dose será ministrada ao público da Apae e pessoas que tomaram a Astrazeneca até o dia o dia 18 de abril e Coronavac até 10 de junho.
Motivada pela esperança, a dona de casa, Maria do Socorro também se mostrou grata e preocupada com a atual situação. A recém vacinada ainda alertou quanto a importância de seguir as medidas de proteção mesmo após tomar a primeira dose. “Pessoal, não pensem duas vezes, venham logo. Vamos aproveitar que temos a vacina”, fala.
Para o José Paulo, a vacina vai trazer um sentimento de mais segurança e tranquilidade para exercer o seu trabalho e o convívio com a família “Muito feliz, muito esperado mesmo, graças a Deus chegou minha vez. Essa doença é séria, muitas pessoas estão perdendo as vidas”, frisa.
Esbanjando confiança, a vendedora Kátia Regina, aproveitou para tomar a sua primeira dose da vacina e ainda participou da Campanha Paulo Afonso Solidária realizando a doação de alimentos no stand de coleta dentro do ponto de vacinação do COPA.
A Secretaria de Desenvolvimento Social reforça que a doação não é obrigatória, mas contribuiu para assegurar a alimentação de muitas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município, em virtude da pandemia. A iniciativa é realizada pela Sedes, em parceria da Diocese de Paulo Afonso, Associação Baiana de Ministros Evangélicos (Abame) e Associação Comercial de Paulo Afonso (Ascopa).
Autor: ASCOM/PMPA