Nesta quinta-feira, (9), alunos, professores e coordenadores de escolas da rede municipal, soldados da 1ª Companhia de Infantaria e populares caminharam pelas principais ruas do bairro Tancredo Neves II, na passeata que encerrou a 6ª Semana Municipal da Cultura de Paz.
A secretária de Educação, Elza Brito observa a participação das entidades e da sociedade como uma demonstração de compromisso com a promoção da paz.
“Nós estamos alegres pelo trabalho que foi realizado na Semana da Paz, tivemos palestras, seminários, pit stop, a semente foi plantada, mas tem que ser lançada todos os dias no ambiente em que vivemos. Esta passeata no BTN foi bastante participativa, o que demonstra o empenho da sociedade pauloafonsina na busca pela paz”, afirma.
Para Maria José, representante da Diocese Nossa Senhora de Fátima, a construção da paz começa na família. A coordenadora ressalta o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação como fundamental para o sucesso do evento.
“É com grande alegria que nós concluímos a 6ª Semana Municipal da Cultura de Paz, e o que nos deixou satisfeitos foi a participação das famílias. É na nossa casa onde nós aprendemos a respeitar o nosso próximo, aceitando as pessoas como elas são. Esse é o princípio para a construção da paz”, aborda.
Durante o percurso, Melissa Gabriela, uma menina de cinco anos, aluna da Creche Menino Jesus cantou a música Paz, versão de Heal the World, sucesso imortalizado por Michael Jackson. No final, na Praça Padre Lourenço, todos os participantes, de mãos dadas, fizeram a oração do Pai Nosso.
A Semana Municipal da Cultura de Paz que este ano teve como tema Desconstruindo a Cultura da Violência, foi aberta no dia 2 de maio, com uma celebração religiosa e apresentações culturais, no pátio da Prefeitura. Realizado anualmente pela Diocese Nossa Senhora de Fátima com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o evento busca despertar a sociedade e o Poder Público para enfrentar o problema da desigualdade, mostrando que é possível conviver em harmonia, respeitando as diferenças de opinião, gênero, religião, política, entre outras.
Autor: Ascom/PMPA