Desde o início do cadastramento biométrico, em outubro de 2018, a Prefeitura de Paulo Afonso tem contribuído com a Justiça Eleitoral, disponibilizando servidores para ajudar na regularização dos eleitores, visando as eleições municipais de 2020. Os cidadãos cadastrados nas zonas eleitorais 84 e 181têm até o dia 6 de maio para fazer o cadastramento.
Cinco funcionários públicos estão atuando na sede do Cartório Eleitoral, localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto nº 656, Centro. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER/BA) contabilizou no município 81.179 eleitores, mas até o momento 70.000 estão aptos a votar e 11.179 ainda não fizeram o cadastramento.
“Essa parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso é de suma importância para os andamentos dos atendimentos. Esses servidores públicos municipais já estão capacitados para exercer as funções de recepção aos eleitores e isso agiliza muito o acolhimento”, disse o coordenador do Cartório Eleitoral, Everton Tavares.
Ainda segundo ele, após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais do dia 4 de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. Além de ficar impedido de votar, o cidadão que tiver o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.
Para verificar sua situação, o eleitor deve acessar o site www.tre.ba.jus.br.
Autor: Ascom/PMPA