Dezenas de idosos participaram do Seminário em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira (15), pela Prefeitura de Paulo Afonso, SEDES e CREAS em parceria com Ministério Público e a DEAM, com palestras especiais sobre o tema, no auditório do Memorial Chesf.
A exposição foi ministrada pela secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, Dr. Moacir Silva do Nascimento Júnior, Promotor Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Paulo Afonso e pela Delegada titular da DEAM, Dra. Lígia Nunes. O objetivo foi promover o debate sobre a gravidade e abrangência dos problemas relativos à violência contra a pessoa idosa, com o intuito de desenvolver a responsabilidade e o compromisso de todos na preservação dos direitos da melhor idade. Ao fazer uso da palavra, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Danilson Fortes, destacou a importância do Conselho Municipal para o fortalecimento dos cuidados com os idosos.
Durante todo o ano a Prefeitura de Paulo Afonso executa nas Unidades de Saúde a implantação de programas, serviços e ações que colaboram para a garantia dos direitos sociais preconizados na Constituição e no Estatuto do Idoso, promovendo sua autonomia, integração, resgate da capacidade funcional, autoestima, mobilidade e participação efetiva na sociedade. De acordo com a secretária Ana Clara Moreira, o objetivo é conscientizar e mostrar a importância de se prevenir, além de responsabilizar e denunciar crimes contra os idosos.
A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa, com o intuito de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
Autor: ASCOM-PMPA