Palestra aborda saúde mental no pós-pandemia dos profissionais que atuaram da linha de frente

  • Publicado no dia: 24-03-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Na manhã desta quinta-feira (24), a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou mais um ciclo de palestras, que teve como tema a saúde mental dos profissionais que atuaram na linha de frente e vivenciam um momento pós-pandemia, tendo em vista que o número de casos vem reduzindo a cada dia.


    O palestrante e enfermeiro Gabriel Klibis, do Grupo Saúde e Vida da cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo, enalteceu a importância deste momento vivenciado pelos trabalhadores. “Mesmo com essas flexibilizações percebe-se um crescimento muito grande nos problemas psicológico nessas pessoas em relação a pandemia, como o estresse, depressão, ansiedade,elas estão sofrendo também com síndrome do pânico, principalmente os profissionais que estiveram na linha de frente, que viram seus amigos e colegas perderem as vidas, adoecerem em estágios bem avançados. Então é muito importante que sejam proporcionados momentos como esse, de atenção psicológica”, ressalta.


    O enfermeiro relembrou que muitos desses profissionais estiveram tão focados, que se isolaram de suas famílias, assim como também se submeteram ao isolamento social por conta de seus trabalhos na busca incessante para salvar vidas. Com isso, muitos desenvolveram problemas de saúde mental, emocional e física.


    A coordenadora da Atenção Básica, Simone Andrade, frisou a importância de ações como essa. “O NEP tem atuado de forma bem ativa e tem buscado trazer novidades e informações aos profissionais, e isso é importantíssimo. A palestra de hoje vem com o apoio do pessoal do Grupo Vida, que abordam o pós-pandemia e a saúde do trabalhador, de como ficou este profissional atualmente”.

    Autor: Ascom/PMPA