Pacientes da Casa de Repouso em Salvador recebem palestra sobre violência doméstica e lei Maria da Penha

  • Publicado no dia: 22-07-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira, 18, atividade socioeducativa na Casa de Repouso do Tratamento Fora Domicílio (TFD), localizada em Salvador (BA).  A palestra foi realizada pela assistente Social, Carmem Valentina, que acompanha o funcionamento do TFD em apoio técnico aos pacientes em tratamento na capital baiana.

    A palestra sobre Violência Doméstica e Lei Maria da Penha serviu para manter todos informados acerca dos direitos de proteção das possíveis situações de violência doméstica ou violência contra mulher, esclarecendo os locais de denúncias situados em Paulo Afonso.

    Na oportunidade, também foram enfatizadas informações sobre a violência física, psicológica e verbal com apresentação de vídeo educativo, deixando marcado que em briga de marido e mulher se mete a colher, não se omitindo nos possíveis casos de violência.

    O TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica a unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes. Além disso, destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar, cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.

     

    Autor: ASCOM / PMPA