Oficina de Educação Ambiental discute ações de preservação do meio ambiente em Paulo Afonso

  • Publicado no dia: 30-04-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A 1ª Oficina de Monitoramento das Políticas Públicas de Educação Ambiental, realizada em Paulo Afonso, nesta terça-feira (30), foi uma estratégia para divulgar e fortalecer a rede de iniciativas nesta área. O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.


    A proposta, segundo a equipe organizadora, foi ampliar o banco de dados da Plataforma Nacional “Monitoria EA”, com lançamento previsto para o mês de novembro.


    Na abertura do encontro, que aconteceu no auditório do Memorial Chesf, o secretário de Meio Ambiente, Francisco Alves agradeceu aos participantes, enfatizando que somente com o envolvimento do poder público, instituições e sociedade civil será possível avançar nas discussões relativas à preservação ambiental. “É um momento importante para que nós possamos direcionar uma política pública de meio ambiente para o município de Paulo Afonso, em prol da preservação ambiental. Eu parabenizo a todas as instituições que estão participando destas discussões fundamentais para o nosso desenvolvimento ambiental, porque sem a participação coletiva de instituições e da sociedade civil nós não conseguiríamos alcançar o objetivo”, falou o secretário.


    O primeiro painel intitulado Políticas públicas de Educação Ambiental – contexto nacional e estadual, foi ministrada por Zanna Matos, coordenadora da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade (DIEAS) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A palestrante ressaltou que as iniciativas municipais, estaduais e federais relativas à preservação ambiental, desde sua concepção, devem trilhar o caminho certo para atingir sua meta.


    Zanna frisou também que cada pessoa tem um papel fundamental na preservação do ambiente em que vive, para ter uma vida saudável. “Quando nós trazemos a educação ambiental para o nosso cotidiano fica fácil entender que, a partir de algumas atitudes simples, todos nós podemos contribuir com a preservação do meio ambiente”, concluiu.


    No segundo painel, Elisamara Emiliano, da Consultoria Vivenda, apresentou um histórico das ações de preservação ambiental desenvolvidas em Paulo Afonso e o que ainda necessita ser observado sobre a destinação dos resíduos sólidos. O aterro sanitário e a Alternativa Reciclagem (Arpa), segundo ela, são passos importantes para ampliar as ações de preservação do meio ambiente.


    Os painéis, ministrados por representantes da Arpa e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), abordaram iniciativas de educação ambiental. No segundo período da oficina foram formados quatro grupos de trabalho para discutir sobre ações possíveis de implementação em curto, médio e longo prazo. No encerramento, cada grupo apresentou suas propostas submetidas à discussão e avaliação.

    Autor: Ascom/PMPA