Ocupação de jovens na UPA cresce e acende alerta

  • Publicado no dia: 22-03-2021
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A coordenação da UPA Covid fez um relatório sobre a faixa etária dos pacientes internados na unidade de saúde e um dado que chamou a atenção foi o crescente número de jovens, a partir de 20 anos, com uma alta maior na faixa de 30 a 39.

     

    De acordo com a coordenadora da UPA, Larissa Thiara, isso é muito preocupante, uma vez que muitos deles chegam em estado grave, sendo necessária a intubação. “Fizemos um gráfico dos últimos três meses e notamos que de janeiro para cá, apesar da predominância ser o idoso, a faixa etária vem reduzindo bastante, de 30 anos até 26 anos, e isso é preocupante, inclusive com muitos deles precisando de intubação”, diz a coordenadora.

     

    Segundo o secretário interino de Saúde, Adonel Júnior, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o número de casos positivos registrados no boletim deste domingo (21), também foi na grande maioria de jovens.

     

    “Sabemos que está difícil para todos, mas a juventude precisa se conscientizar que existe um vírus que é letal que ainda circula entre nós e que a crença de que não acomete os jovens de forma grave já não é verídica, porque estamos vendo casos na juventude se agravarem e, inclusive, levar a óbito. Então eu peço aos pais e responsáveis, que conversem com seus filhos sobre a gravidade da pandemia. Nossas unidades de saúde estão chegando na sua capacidade e os profissionais extremamente cansados. Precisamos agora, mais do que nunca, dessa conscientização para que fiquem em casa e evitem as aglomerações”, diz Adonel.

    Autor: Ascom PMPA