Uma das obras que fazem parte do Programa de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) é o Conjunto Habitacional Siriema, que está sendo construído com recursos financeiros do Governo Municipal e contrapartida do Governo do Estado da Bahia, com a finalidade de beneficiar 200 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, realizando o sonho da casa própria.
Das 200 unidades que deverão ser concluídas até o final deste ano, 76 já estão cobertas, faltando apenas o acabamento das paredes e as instalações elétricas e hidráulicas, o que segundo o mestre de obras Domingos, representa aproximadamente 48% da obra, que além de tornar realidade o sonho da casa própria, gera 90 empregos diretos e 30 indiretos, beneficiando chefes de famílias da própria comunidade. “Aqui, nós temos 90 trabalhadores ligados diretamente à obra e mais uns 30 que de uma forma ou de outra, estão envolvidos; isso me deixa muito satisfeito, porque me sinto como um dos responsáveis pela realização desse sonho de todo brasileiro, que é possuir uma moradia digna”, disse o mestre de obra.
Cada imóvel do Conjunto Siriema é composto de sala, cozinha, dois quartos e um banheiro com cerâmica. A metragem do imóvel é de 8×16 metros mais 16 metros de muro, o que segundo o mestre de obras, possibilita a cada proprietário aumentar o tamanho da casa no futuro.
O prazo para a entrega da obra é janeiro de 2013, mas segundo a previsão dos responsáveis, se não houver nenhum imprevisto, provavelmente até o mês de setembro todas as famílias já estarão ocupando suas residências. “É a primeira vez que eu derrubo barracos e construo casas de verdade sem que elas precisem pagar nenhum centavo para receber as chaves de sua casa”, concluiu Domingos.
Autor: ASCOM / PMPA