Novos membros do Fórum Municipal de Educação, biênio de 2022/2023 são empossados

  • Publicado no dia: 01-04-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Nesta sexta-feira (1º), foi realizada, no Auditório da Secretaria de Educação, a posse dos novos membros do Fórum Municipal de Educação, referente ao biênio de 2022/2023.


    “Hoje é um momento importante porque a gente celebra a gestão democrática na educação. Nós estamos recebendo os novos membros para a composição do Fórum Municipal de Educação e esse fórum tem uma importância muito grande porque tem representação de várias instituições. Essas indicações são feitas a partir da própria instituição, então a gente percebe que há um cunho democrático em todo o processo e nós recebemos essas representações para discutir as políticas nacionais de educação no âmbito do município”, diz a secretária de Educação, Elza Brito.


    O objetivo do fórum é contribuir junto com as organizações governamentais para implantação e implementação de políticas para a Educação Básica e Superior em âmbito municipal e articular para que os sistemas públicos garantam o acesso das crianças, adolescentes, jovens e adultos nas instituições de educação básica e superior, além de acompanhar o cumprimento da legislação especifica, colaborando na sua implementação.


    “O fórum é composto por entidades governamentais e não governamentais e algumas entidades que também juntos estarão discutindo as políticas educacionais no município, que também assessorarão junto a alguns órgãos o Conselho Municipal e o Plano Municipal de Educação. Hoje é um dia especial porque a gente está empossando novos membros. Para escolha a gente solicita das entidades que são parceiras que são Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, APLB, APAE, Superação, redes de ensino municipal, privada, estadual, federal e universidades e essas entidades encaminham seus representantes que são titulares e suplentes. Juntos formamos essa equipe que trabalhará nesse biênio as políticas educacionais”, reforça a atual coordenadora do FME de Paulo Afonso, Cristiane Oliveira.


    Segundo Lúcio Flávio o fórum tem um papel importante na educação porque ele que monitora o Plano Municipal de Educação. “Além do poder público participam as escolas privadas, instituições de nível superior e a rede de educação municipal e estadual. Então tem essa amplitude que nós discutimos o futuro da educação de forma transversal em que todos esses entes são participantes”.

    Autor: Ascom/PMPA