Nota sobre retirada de baronesas nos lagos de Paulo Afonso

  • Publicado no dia: 05-04-2018
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A Prefeitura de Paulo Afonso vem por meio desta nota, informar sobre a força-tarefa que está sendo realizada para retirada das baronesas nos lagos do município. Dentre os dias 14 de março, quando teve início o processo até o dia 4 de abril, foram retiradas do Rio São Francisco 2.434 caminhões basculantes, o que representa aproximadamente 20 mil metros cúbicos de baronesas. Em medida de peso, 9.800 toneladas.

    A administração municipal explica que existe um projeto para uma barreira de contenção nos balneários que englobam a Prainha principal e Ayrton Senna, localizada no Bairro Centenário. Para que essa medida seja efetuada, o município enviou ofício à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), solicitando autorização para que esses blocos em concreto sejam armados nas estruturas do dique das barragens de PA4 e Apolônio Sales e aguarda resposta para que o processo tenha início.

    Na retirada das baronesas, a Prefeitura está utilizando duas escavadeiras hidráulicas; um barco prancha (estilo balsa); três retro escavadeiras; duas pás mecânicas de grande porte e nove caminhões basculantes. Ao todo, 60 pessoas estão envolvidas na limpeza dos lagos. Os custos dessa força-tarefa serão contabilizados ao final da operação. A Prefeitura de Paulo Afonso ressalta que desde o início do aparecimento das baronesas está operando incansavelmente e buscando alternativas para que comerciantes, turistas e a sociedade não sejam penalizados com os transtornos.

    Autor: Ascom/PMPA