Cuidar de quem cuida e, consequentemente, oferecer um atendimento cada vez melhor e mais humano à população é o objetivo do curso de Atendimento, Acolhimento e Postura Ética, realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Secretaria de Saúde. Dessa vez, o público alvo foi as recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que acompanharam a aula nesta quinta-feira (15).
O encontro, ministrado pela psicóloga e especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Regina Tavares, e pela assistente social, especialista em Saúde Pública, Débora Sandes, aconteceu no auditório Edson Teixeira. Com duração de quatro horas, a capacitação profissional abordou temas sobre empatia, acolhimento, prevenção de conflitos, e um atendimento mais humanizado.
Segundo a psicóloga Regina, a atualização é fundamental para a troca de experiência entre as profissionais. “O maior desafio hoje é humanizar o humano, ou seja, nos colocarmos no lugar do outro e estar disposta a aprender e ouvir o próximo”. Para a assistente social, Débora Sandes, trabalhar o tema de acolhimento é bastante pontual nesse momento de enfrentamento a covid-19. “O tema acolhimento traz essa vivência. Nós que estamos à frente do atendimento ao público precisamos passar empatia ao receber a demanda desse usuário. Ganha o profissional, ganha toda a população”.
A programação do NEP consiste em promover oficinas e cursos com objetivo de atualizar os profissionais sobre temas multidisciplinares que agreguem no conhecimento e atualização dos profissionais. Na última semana, foi a vez dos enfermeiros das UBS que receberam atualização sobre as Hepatites Virais.
Autor: Ascom/PMPA