O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio. Em Paulo Afonso, durante todo o mês, diversas ações estão sendo realizadas para que a comunidade possa estar atenta aos sinais.
Nesta quarta-feira (22), o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Núcleo de Saúde da Família (Nasf), promoveram o I Encontro Anual em Saúde Mental para enfermeiros das UBS e profissionais do Nasf. O encontro, que reuniu funcionários de diferentes setores, teve como objetivo discutir as demandas e aprimorar as ações de prevenção ao suicídio.
A atividade aconteceu no Auditório Edson Teixeira, com palestra sobre abordagem psicológica na prevenção ao suicídio, ministrada pela psicóloga Nádia Pinheiro, e uma mesa redonda com apresentações da rede de saúde mental do município.
Nádia chamou a atenção para que, além dos profissionais da saúde, a sociedade também tenha esse cuidando em estar atenta aos sinais que alguém possa dar, de estar com a saúde mental comprometida, especialmente os familiares. “Hoje o encontro foi justamente para tratar sobre saúde mental, que é uma questão muito séria no município, principalmente no tocante ao tema sobre suicídio e estamos aqui reunidos para planejar melhores ações para essa temática. Temos sempre que lembrar que o cuidado não é apenas do profissional da saúde, é a sociedade como um todo, então todo mundo fazendo a sua parte a gente consegue vencer os problemas de saúde mental da cidade”.
Para a coordenadora do NEP, Larissa Thiara, foi muito importante a participação de outros setores neste momento. “Hoje estamos trabalhando o Setembro Amarelo, voltando ao mês de prevenção ao suicídio e estamos realizando o primeiro encontro anual de saúde mental, onde convidamos a coordenação de todos os setores de saúde mental para discutir os fluxos”.
“Nós estamos no mês de Setembro, onde abordamos a prevenção do suicídio. A saúde mental nunca esteve tão em ênfase como neste mês e foi aí que surgiu a idealização desse momento para que a gente possa articular a rede de saúde mental do município e discutir as demandas para melhorar o serviço de apoio a população. Então nada melhor do que juntar e aproximar esses profissionais para que a gente possa fazer um trabalho de qualidade para a comunidade”, explica a coordenadora do Nasf Jozy Viana.
A Diretora da Apae, Keila Jeane, reforçou os serviços que são prestados na associação. “Foi muito gratificante participar desse momento, uma vez que esse encontro foi de suma importância, já que a ApaeE também trabalha preconizando o serviço de saúde mental com a nossa demanda de alunos, que são alunos que têm deficiências intelectual e múltipla. Dentro dos serviços prestados nós também trabalhamos com a saúde mental, por isso, foi muito esclarecedor estar ouvindo os colegas que trabalham na área de saúde e estar entendendo como é o funcionamento de cada secretaria, bem como, cada serviço que é prestado dentro da Prefeitura. Estou muito feliz! Pude tirar algumas dúvidas, assim como também estive esclarecendo de que forma a Apae presta o serviço para a comunidade na saúde mental”.
Ainda estiveram presentes o secretário de Saúde, Adonel Junior; a Superintendente da Atenção Primaria da Saúde, Simone Andrade; o coordenador do CAPS 2, Tadeu Araujo; o coordenador do CAPS AD, Roberto Wescley; a coordenadora do Núcleo Desenvolver, Flávia Lima; a coordenadora do CREAS, Márcia Goreti; a coordenadora de Atenção Especializada, Paula Siqueira; a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, Jozy Viana.
Autor: Ascom/PMPA