Mutirão: cirurgias eletivas têm início no HMPA

  • Publicado no dia: 31-10-2018
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Na manhã desta quarta-feira (31), as cirurgias eletivas tiveram início no Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA), no BTN . A ação é uma parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado da Bahia.


    As intervenções seguem até o dia 17 de novembro, onde serão operadas 475 pessoas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 827 pessoas passaram pelo processo de triagem.


    “Essas cirurgias vieram no momento certo. Além de sanar a demanda reprimida, vai contribuir com a saúde das pessoas que por esta ação serão beneficiadas”, diz o prefeito Luiz de Deus.


    Foram agendadas 475 cirurgias para o HMPA, 157 mulheres agendadas para Hospital da Mulher; 43 crianças realizarão cirurgia de amígdalas e 62 de hérnia no Hospital da Criança e 90 mulheres vão realizar tireoide. Durante a triagem, foram realizadas 39 punções.


    A cada dia, serão realizadas 20 intervenções cirúrgicas. Os pacientes serão submetidos a operações de hérnias umbilical, epigástrica e inguinal; histerectomia (retirada de útero); colecistectomia (retirada de vesícula); amigdalectomia (amídalas) e tireoidectmia (retirada da tireoide), com idade de 3 a 65 anos.


    “Esse mutirão representa e muito para as demandas da saúde em nosso município. Essa parceria com o governo do estado é de fundamental importância e reflete o compromisso em levar melhorias para os munícipes”, afirma o secretário municipal de Saúde, Ivaldo Sales Júnior.


    Para segurança dos pacientes nas cirurgias, o Hemoba está recebendo doação de sangue, de todos os tipos. Os interessados devem ir à sede do órgão, em frente ao Fórum Adauto Pereira, no Bairro Alves de Souza. Para doar, é necessário ter entre 16 a 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, dormir bem, estar alimentado, não fumar até duas horas antes da doação e apresentar documento com foto.

     

    Autor: Ascom/PMPA