A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Centro de Referência da Mulher (CRM) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher deram início à Campanha: 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres dia 20 de novembro.
Foi realizada uma palestra na última quarta-feira, 28, para o Grupo de Convivência de Mulheres no CRAS Barroca. A palestra foi realizada pelas técnicas do CRM, a psicóloga Poliana Lima e a assistente social Hanna e teve como objetivo informar às mulheres sobre os seus direitos e sobre a Lei Maria da Penha. Participaram deste momento 20 mulheres que são acompanhadas pelo CRAS.
O grupo de mulheres faz parte do Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF), realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Este grupo é acompanhado pela psicóloga Jaciara no período da tarde no CRAS Barroca e tem como objetivos fortalecer os vínculos familiares e comunitários; contribuir para elevação da autoestima; informar sobre os direitos da mulher e incluir as mulheres em oficinas de geração de renda.
A campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres foi criada em 1991 por feministas e movimentos de mulheres ligados ao Centro para Liderança Global das Mulheres e ocorre atualmente em 159 países. A Campanha no Brasil teve início no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e vai até o dia 10 de dezembro.
Autor: ASCOM / PMPA