Para conquistar uma vaga no competitivo marcado de trabalho, especialmente para jovens, é fundamental se inserir na era da tecnologia digital. Partindo desse princípio, a Prefeitura de Paulo Afonso mantém o curso gratuito de informática básica itinerante, destinado a pessoas a partir de 14 anos, residentes em localidades economicamente vulneráveis.
Nesta quinta-feira (16), 67 moradores do povoado Malhada Grande, área rural do município, receberam certificados de conclusão do curso iniciado em fevereiro, com duração de três meses e carga horária de 80 horas. As aulas ministradas pelo instrutor Valdir Paiva possibilitaram aos alunos o aprendizado na realização de tarefas utilizando programas modernos de computação, como IPD, Paint, Windows 10, Word 10, Power Point 10, além de acesso à Internet.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, parabenizou os formandos e agradeceu ao prefeito Luiz de Deus pelo apoio fundamental para a manutenção dos programas socioassistenciais da Sedes.
“Enquanto agentes públicos, nós fazemos o possível para possibilitar o acesso das pessoas aos nossos serviços. Com o apoio do prefeito Luiz de Deus vamos continuar buscando meios de construir uma sociedade com oportunidades iguais para todos”, disse a secretária.
O curso de informática básica itinerante é um dos serviços coordenados pelo programa Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). Sua meta é integrar adolescentes, jovens, adultos e idosos do centro da cidade, bairros e povoados, ao mundo da tecnologia da informação, além de promover sua socialização. Com 19 anos de atividades, mais de 2.800 pessoas já foram beneficiadas.
Para a jovem Marcela Bezerra, 16 anos, aprender a utilizar o computador e fazer novos amigos foi uma experiência inesquecível. Ela agradeceu à Prefeitura pela oportunidade de fazer um curso que considera fundamental para o seu futuro.
“Eu agradeço a doutor Luiz, a dona Clara e a toda equipe, por me darem a oportunidade de fazer o curso de informática básica, que vou acrescentar ao meu currículo. Nesses três meses, além de aprender a usar o computador, eu conheci pessoas e fiz novas amizades, o que para mim foi uma convivência maravilhosa”, concluiu.
Além da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, que representou o governo municipal, participaram da solenidade a coordenadora do programa Educação Inclusiva, Márcia Oliveira; a professora Márcia Rejane, representando a secretária de Educação, Elza Brito; a diretora da Escola Rita Gomes de Sá, Ednaran Nadja e os diretores da Soft Informática, Valdir Paiva e Débora Teles.
Autor: Ascom PMPA