Em Paulo Afonso, a solenidade de entrega das 200 chaves do Conjunto Habitacional Tancredo Neves, localizado à Rua Projetada no BTN I, entre o Parque Aquático e o Complexo Policial, aconteceu nesta sexta-feira, 1º, com as presenças do prefeito Anilton Bastos; do vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra; da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; representantes da Caixa Econômica, da Secretaria de Desenvolvimento Social, autoridades policias, vereadores, comerciantes e representantes de vários segmentos sociais do município, além dos futuros inquilinos, que após receberem as chaves da nova casa já começaram a providenciar a mudança.
A dona de casa Maria Gomes se emocionou ao receber as chaves de sua nova residência, que chamou de Presente de Deus. “Hoje para nós é um dia de festa, porque estamos realizando o sonho da casa própria; eu agradeço a Deus e ao nosso querido prefeito Doutor Anilton Bastos e a todos os que trabalharam para que esse sonho de uma vida inteira se tornasse realidade”, disse Dona Maria.
O programa de habitação Minha Casa, Minha Vida, lançado em 2009, pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e construído em parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, nessa primeira etapa prevê a construção de um milhão de moradias, possibilitando que milhares de famílias de baixa renda realizem o sonho da casa própria, pagando parcelas mensais de R$ 50,00 (cinquenta reais), através da Caixa Econômica Federal, salientando que o valor das parcelas não podem ultrapassar 10% da renda bruta dessas famílias.
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), o programa Minha Casa, Minha Vida destina 200 mil casas para famílias com renda bruta de até três salários mínimos; outras 400 mil moradias serão ocupadas por famílias com renda de até seis salários e mais 400 mil para quem tem remuneração de seis até dez mínimos. As casas são compostas de: sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.
Autor: ASCOM / PMPA