Microempreendedores devem enviar declaração anual de rendimentos até 31 de maio

Microempreendedores devem enviar declaração anual de rendimentos até 31 de maio

Microempreendedores devem enviar declaração anual de rendimentos até 31 de maio

 

O prazo para que os Microempreendedores Individuais (MEI) que se formalizaram até o último dia do ano passado, enviem a Declaração Anual de Rendimentos de 2014 para a Receita Federal termina no dia 31 de maio de 2015. A reunião para abertura dos trabalhos de orientação e recepção das declarações aconteceu na última terça-feira, 13/1, com a participação do secretário municipal interino de Desenvolvimento Econômico, Leobson Teles, do coordenador de Projetos do SEBRAE/Paulo Afonso, Fábio Alves e das Agentes de Desenvolvimento Elaine Pereira, Vanderluce Araújo e Luciana Leite (SEBRAE).

 

Os representantes do SEBRAE frisam que antes de iniciar o processo de declaração é importante ter em mãos o CNPJ da empresa e os valores da receita bruta total. Quem é Microempreendedor Individual (MEI) deve apresentar sua Declaração Anual Simplificada, que informa todos os rendimentos de sua empresa ao longo do ano de 2014.

 

É considerado Microempreendedor Individual quem trabalha por conta própria, legalizado como pequeno empresário, fatura no máximo R$ 60 mil por ano e não tem participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI pode ter até um empregado contratado, que receba um salário mínimo ou piso da categoria.

 

A declaração é gratuita e não requer instalação de programa algum no computador. O primeiro passo será reunir apenas três informações:

 

1ª – Qual foi o faturamento bruto no ano de 2014;

 

2ª – Quanto desse total foi obtido por meio de revenda (comércio) ou venda de produtos (indústria);

 

3ª – E se tem algum empregado.

 

O secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Leobson Teles explica que “entregar a declaração garante aos microempreendedores individuais seus direitos, como cobertura previdenciária, contratação de um funcionário com menor custo, ausência de burocracia administrativa e financeira, acesso a serviços bancários e crédito, facilidade para comercializar com o governo, redução na carga tributária, entre outros benefícios”.

 

Ainda segundo Leobson, os empresários que não enviarem o documento até o fim do prazo, perdem os benefícios a que têm direito, como: acesso ao crédito, cobertura previdenciária, participação em licitações e emissão de nota fiscal.

 

Para obter mais informações, visite a Sala do Empreendedor localizada na Avenida Apolônio Sales em frente à prefeitura, no horário das 07h às 13h ou ligue para o telefone 3281-3011.

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados

COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Paulo Afonso informa que o Portal do Servidor já está disponível para acesso.

COMO ACESSAR?

*Utilize seu CPF como login e senha.

Ao entrar, será necessário criar uma nova senha para maior segurança.

Acesse o portal e tenha mais praticidade na consulta de seus dados e serviços.