Nesta quarta-feira (2), no pátio da Prefeitura, foi aberta oficialmente a Semana Municipal da Cultura de Paz, uma realização da Diocese Nossa Senhora de Fátima em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A solenidade foi iniciada com o hastemaneto das bandeiras do Brasil, do Município e da Paz, seguida de apresentações de alunos da rede municipal e mensagens de reflexão. Com a leitura bíblica do Livro de João 3.31-36, o padre Adriano Alves, da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ressaltou que o princípio para a construção da paz é crer no indescritível amor de Deus ao oferecer seu único filho como sacrifício pelo pecado da humanidade.
“A ciência busca constantemente respostas para todas as dúvidas, mas enquanto isso, a desumanização cresce a cada dia, exigindo o empenho de cada um de nós, na busca pela paz”, observou o religioso.
Em sua mensagem, o prefeito Luiz de Deus parabenizou os organizadores do evento e descreveu algumas formas de violência praticadas desde a criação do mundo. Segundo ele, negar os direitos das pessoas é uma forma de violência que resulta na ausência de paz.
“Estas atividades que se iniciam hoje são uma maneira de lembrar à sociedade que todos os dias devemos lutar pela paz. Já no início da humanidade, o homem lutava principalmente pelo poder, e hoje, uma parte da sociedade ainda deixa de promover a paz quando nega os direitos das pessoas à saúde, salário justo e outras conquistas”, falou o prefeito.
Para a secretária de Educação, Elza Brito, o envolvimento das instituições, sociedade civil e Poder público é fundamental para que o objetivo seja alcançado.
“Nós falamos de paz de uma forma universal, portanto, reunindo todas as instituições, o Poder Público e a sociedade para ampliar as discussões sobre o tema nós atingiremos o objetivo do evento”, disse a secretária
A Semana Municipal da Cultura de Paz, que este ano tem como tema Desconstruindo a Cultura da Violência, se encerra no dia 9. A meta da organização é reunir a sociedade e o Poder Público para enfrentar o problema da desigualdade, mostrando que é possível conviver em harmonia, respeitando as diferenças de opinião, gênero, religião, política, entre outras.
Entre as atividades, destacam-se duas passeatas: a primeira será na terça-feira (7), saindo do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, às 15h, até a praça da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. A segunda que encerra a programação,vai acontecer na quinta-feira (9), no Bairro Tancredo Neves II. A concentração será às 15h, na Praça Padre Lourenço.
Veja a programação completa:
03/05 (sexta-feira)
8h – Seminário: Os Caminhos da Paz Desconstruindo a Violência – Auditório da Escola Vereador João Bosco Ribeiro
19h – Missa em Ação de Graças – Igreja de Nossa Senhora de Fátima
19h – Culto em Ação de Graças – Igreja Batista Getsâmani, Avenida Landulfo Alves, 460, centro
04/05 (sábado)
8h – Pit Stop / Avenida Getúlio Vargas
07/05 (terça-feira)
15h- Grande Passeata da Paz Centro – Concentração no Centro de Cultura Lindinalva Cabral- percurso pela Avenida Getúlio Vargas até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima
09/05 (quinta-feira)
15h – Grande Passeata da Paz Bairro Tancredo Neves – Concentração em frente ao Módulo Policial- percurso pela Avenida Delmiro Gouveia e entorno, até a Praça Padre Lourenço Tori.
Autor: Autor: Ascom/PMPA