Membros do Conselho Municipal de Saúde aprovam contas do 2º quadrimestre de 2018

• Publicado no dia: 16-07-2019

Em reunião ordinária que aconteceu nesta terça-feira (16), o Conselho Municipal de Saúde aprovou por unanimidade a prestação de contas relativas ao 2° quadrimestre de 2018, apresentada na reunião anterior. Nessa reunião foi demonstrado o movimento financeiro do 3º quadrimestre, ficando para ser apreciado e discutido no próximo encontro.

Na pauta, outros assuntos também foram discutidos, como a adesão ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A presidente do CMS, Ionar de Souza explica que o objetivo do programa criado pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº 2.777, de 4 de setembro de 2018, é incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos usuários da rede pública. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, a partir do repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem a melhoria no padrão de qualidade no atendimento.

“Hoje, nós estudamos uma forma de estabelecer metas, visando incentivar as equipes para melhorar o máximo possível, a qualidade do atendimento à saúde no município”, diz a presidente.

A criação de conselhos locais em bairros e distritos rurais para descentralizar o trabalho dos conselheiros da sede do município, também foi discutida na reunião. “A proposta apresentada na reunião anterior é formar grupos fiscalizadores das ações de saúde, auxiliando os conselheiros”, conclui. O Conselho Municipal de Saúde de Paulo Afonso conta com 24 membros, entre titulares e suplentes.