A Prefeitura de Paulo Afonso leva em conta o princípio de que uma cidade limpa, em condições de conservação e higiene adequadas para o convívio social, impacta positivamente na saúde e na qualidade de vida da população.
Pensando nisso, a gestão disponibiliza continuamente, equipes e veículos da Secretaria de Meio Ambiente para garantir o aprimoramento desse serviço tão importante para os moradores de todas as áreas do município.
No início do ano, com vistas ao retorno das aulas na rede municipal, os trabalhos se concentraram nas escolas e creches, priorizando as unidades de ensino da área rural. As chuvas que começaram a cair no final de janeiro e início de fevereiro provocaram o aparecimento de vegetação, tornando necessário um trabalho intenso de capinação nas escolas dos povoados Juá, Salgadinho, Batatinha, Arrastapé, São José, Açude, Bogó e de outras localidades. A ação também foi realizada nas unidades localizadas nos bairros e na sede do município.
Unidades de saúde também são alvos da atenção do poder público no que diz respeito à limpeza de áreas externas e preservação ambiental. Desde o início de fevereiro, a equipe trabalha em várias UBS, realizando capinação, poda de árvores e recolhimento de entulhos, com o objetivo de evitar possíveis focos de mosquitos, roedores e outros animais nocivos.
O entupimento de bueiros e canais de drenagem, outra consequência da chuva, também é motivo de atenção. A desobstrução dessas passagens de água para impedir alagamentos em vias públicas está entre as ações da equipe.
Além de todo esse trabalho que visa manter a cidade bem cuidada e vista como uma das cinco melhores gestões da Bahia, a Prefeitura conta com a consciência de cada cidadão pauloafonsino. Recentemente foram adquiridas novas lixeiras que estão sendo colocadas em praças públicas.
O secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales Júnior enfatiza que, a colaboração da população é importante para a manutenção da limpeza da cidade e conservação de equipamentos públicos. “Com o empenho da nossa equipe e a participação da comunidade, nosso trabalho tem trazido bons resultados. É importante que a população nos ajude, mantendo a cidade limpa e evitando danos aos equipamentos públicos”, conclui.
Ivaldo reforça que a coleta de lixo doméstico é feita diariamente com escalas alternadas que atendem a todas as áreas da cidade, ressaltando que os moradores de cada localidade devem estar atentos aos dias e horários.
Autor: Ascom/PMPA