Com o objetivo de planejar estratégias de ação para garantir moradia digna para os pauloafonsinos, a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, foi lançando nessa sexta-feira, 27, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral o plano local de habitação de interesse social (PLHIS). O Plano apontará as ações a serem realizadas para melhorar as condições de habitabilidade em Paulo Afonso e como captar e aplicar os recursos necessários.
Segundo a engenheira e coordenadora Municipal do Setor de Habitação, Magda Moreira, a elaboração do plano tem que ser feito por toda a sociedade. “Estamos aqui reunidos junto com a sociedade em geral, para construir o plano, identificando os principais problemas e apontando soluções que atendam às necessidades e valorizem os potenciais do Município na área de habitação”, destacou Magda.
No lançamento estiveram presentes: o prefeito Anilton Bastos, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara; a secretária de Planejamento, Patrícia Alcântara; o secretário de Infraestrutura, Zorobabel Paiva; os vereadores Antonio Alexandre e Petrônio Nogueira, o representante da empresa que realiza consultoria para a elaboração do plano e a comunidade presente.
“Temos diversas obras que destacam o nosso cuidado em melhorar a qualidade de vida e da habitação em nosso município como as 625 unidades sanitárias já construídas, estamos acompanhando de perto as obras do Conjunto Habitacional do Siriema e agora pedimos a população para que todos juntos, possamos dar novas ideias, onde possamos encontrar soluções para a construção de novas moradias que melhorarão a qualidade de vida da população. Continuaremos fazendo nosso trabalho”, destacou Anilton.
Ainda segundo a engenheira Magda Moreira, nesses três não de gestão já foram investidos mais de 4.622,00 (Quatro milhões e seiscentos mil reais) em moradia com reformas e construções de novas moradias. “São muitas mãos na construção desse plano, a Prefeitura e a comunidade estão unidas na criação dessa iniciativa. Estou muito feliz com a presença de todos e espero que possamos continuar contribuindo para a melhoria de qualidade de vida da população de Paulo Afonso. É nisso que acreditamos e vamos continuar trabalhando”, destacou Ana Clara, secretária de Desenvolvimento Social.
O plano deve ser elaborado em três etapas: elaboração da proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e definição de uma estratégia de ação. O plano além de traçar o perfil da situação habitacional da cidade e suas necessidades é requisito fundamental para a captação de novos recursos.
Autor: ASCOM / PMPA