O Lago Seriema, situado na comunidade Senhor do Bonfim no bairro Centenário, está recebendo serviços de requalificação, através da aprovação do projeto ‘Paulo Afonso Verdes Lagos’. A ação faz parte do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), responsável pelas obras.
O lago, inicialmente construído para receber o escoamento das águas pluviais e contribuir para o equilíbrio térmico da região, passa por serviços de limpeza com a remoção de baronesas, entulhos, entre outros.
A empresa responsável pelo serviço, GOS Florestal, iniciou os trabalhos nesta quarta-feira (10), e a ação trará melhorias no aspecto visual, dando ao local oportunidade de lazer. “Essa ação proporciona também o início da recuperação da biodiversidade local além de mobilizar a sociedade para conscientizar sobre a importância da preservação e proteção do meio ambiente, assegurando maior sustentabilidade na consolidação de cada projeto e a manutenção das ações implantadas”, explica o secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales Júnior.
Dentro do projeto consta a ampliação do viveiro municipal de mudas nativas de médio e grande porte e plantas ornamentais. O viveiro, que atualmente tem capacidade aproximada de 100 mil mudas por ano, ganhará novos módulos de acordo com a necessidade de produção. Atualmente, o espaço tem construídos quatro módulos.
O trabalho de revitalização do lago e viveiro tem o prazo de 14 meses, sendo 12 meses para execução dos serviços, a contar a partir da data de emissão da Ordem de Serviço. O Comitê está investindo R$ 774.937,80.
“Em 2019 elaboramos o projeto ‘Paulo Afonso Verdes Lagos’ com várias alternativas e fomos contemplados com a limpeza do Lago da Seriema e ampliação do nosso viveiro de mudas. Os trabalhos iniciaram de forma intensa, como solicitou o prefeito Luiz de Deus”, fala Ivaldo.
Autor: Ascom/PMPA