Jovens nascidos em 2002 devem fazer o alistamento militar até o dia 30 de junho

  • Publicado no dia: 20-01-2020
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A Junta de Serviço Militar de Paulo Afonso, órgão mantido pela Prefeitura, iniciou no dia 2 de janeiro e encerra em 30 de junho, o alistamento para jovens do sexo masculino nascidos no ano de 2002.


    O alistamento pode ser feito presencialmente no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), situado na Rua Luiz Viana Filho, próximo à Escola Reunidas ou no site www.alistamento.eb.mil.br. Os documentos necessários são: Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência, com endereço de Paulo Afonso e uma fotografia tamanho 3 x4 recente. Os candidatos que residem em outros municípios podem optar pelo alistamento online ou procurar a Junta Militar de sua cidade.


    Para o funcionamento da Junta de Serviço Militar de Paulo Afonso, além de disponibilizar duas servidoras públicas, o governo municipal fornece computadores, impressora e materiais de limpeza e de expediente. O mobiliário é de propriedade do SAC.


    A equipe reforça que o alistamento é um ato obrigatório e o jovem que não se alistar no ano em que completa 18 anos ficará impedido de retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades, entre outros impedimentos. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, com valor variável de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.


    Quem se alistar dentro do prazo estabelecido deve retornar à Junta na última semana de julho para marcar a data de apresentação que terá início em agosto. Quem perder essa data poderá se alistar a partir do 1º dia útil de julho, com pagamento de multa simbólica, porém, só participará da seleção em 2021, para se incorporar em 2022.


    O horário de atendimento do SAC é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, oferecendo os seguintes serviços: Alistamento Militar, emissão de 1ª e 2ª vias de CDI (Reservista) e marcação para juramento à Bandeira.

     

    Autor: ASCOM/PMPA