Jovens do Programa Estação Juventude concluem cursos e oficinas

Jovens do Programa Estação Juventude concluem cursos e oficinas

Jovens do Programa Estação Juventude concluem cursos e oficinas

O Programa Estação Juventude de Paulo Afonso promove um currículo para os jovens, por meio de uma diversidade de cursos, oficinas, palestras e workshops. O objetivo do programa, inaugurado em 2015, é garantir o futuro desse público, visando especialmente ao ingresso no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.


Nesta quinta-feira (8), no auditório da Casa da Cultura, aconteceu a solenidade de formatura do curso de diagramação, workshop de chaveiros, oficinas de pintura em tecido e redação.


Na abertura do evento, o professor Arivaldo Ferreira de Jesus, bacharel em economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, ministrou uma palestra sobre empreendedorismo. Para os jovens concluintes e futuros empreendedores, o palestrante citou exemplos de grandes empresas brasileiras que, segundo ele, exercem papel importante na economia do país, como a Petrobras, Banco do Brasil e Chesf. Fazendo uma comparação entre as estatais brasileiras e estrangeiras, o professor Arivaldo mostrou que empreendedorismo é o caminho para crescer. “O ser humano é a peça principal para concretizar uma ideia, persistindo, corrigindo suas falhas e acreditando na sua própria capacidade de produzir”, enfatizou.


A jovem Sara Araújo, 23 anos, que já participou de outras oficinas e cursos, concluiu a oficina de pintura em tecido. Ela vê o Programa Estação Juventude como uma ferramenta importante para acolher os jovens, evitando que trilhem caminhos errados, promovendo cidadania e permitindo o ingresso no mercado de trabalho.


“O Estação Juventude é como se fosse a minha segunda casa. Eu e meus colegas somos tratados pelos funcionários e professores como filhos, nos dão a atenção necessária para aprendermos e adquirir habilidade para ingressar no mercado de trabalho. Para nós, jovens pauloafonsinos, ter um programa que nos valorize é um privilégio. No futuro, eu pretendo passar para outras pessoas o que aprendi nas oficinas e fazer disso uma profissão da qual possa obter minha própria renda financeira”, declarou Sara.


Edson Brandão é um dos concluintes do curso de diagramação. Para o jovem de 22 anos, as atividades da Prefeitura, desenvolvidas especialmente para os jovens, são importantes para auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional.


“Juventude é futuro, e eu vejo os programas sociais da Prefeitura direcionados aos jovens da cidade como de extrema importância. Todos nós nos sentimos privilegiados pelas oportunidades que temos de realizar nossos sonhos pessoais e profissionais”, disse Edson Brandão.

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos