O programa Inglês no meu Bairro é uma das ações sociais da Prefeitura de Paulo Afonso, destinada a adolescentes e jovens das áreas urbana e rural, preferencialmente beneficiários do Bolsa Família e CadÚnico.
Na quinta-feira, 28 de março, aconteceu a aula inaugural dos 27 alunos inscritos no Programa Estação Juventude, e no sábado (30), na Escola Municipal Rui Barbosa, 23 jovens residentes do povoado Caiçara I, iniciaram as aulas do projeto. Criado pela Prefeitura em 2014, sob a coordenação do programa Educação Inclusiva, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Inglês no meu Bairro já percorreu os povoados Juá, Tigre, Várzea, Malhada Grande, Riacho e Xingozinho, além dos bairros Barroca e Tancredo Neves I, II e III. Com a formatura dessas últimas turmas, em abril de 2020, aproximadamente 500 jovens e adolescentes terão sido beneficiados.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, o programa tem como principal objetivo minimizar as desigualdades, valorizando as pessoas assistidas pela rede socioassistencial da Prefeitura.
“Levar às pessoas a oportunidade de inclusão, para nós, enquanto agentes públicos, é sempre uma satisfação. Com o apoio fundamental do prefeito Luiz de Deus, a Sedes mantém um leque de programas que têm como objetivo tornar a sociedade mais igualitária e melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens e idosos”, falou a secretária.
Lucas Mansueto, de 23 Anos, concluinte da turma de 2017, diz que o programa Inglês no Meu Bairro foi um divisor de águas em sua vida. Aprovado em três concursos públicos, Lucas confessa que somente depois de fazer o curso percebeu a importância do inglês para o ingresso no concorrido mercado de trabalho.
“Antes, eu não tinha noção da importância do inglês para completar meu currículo. Hoje, eu sei que o idioma é exigido até em alguns concursos públicos. Meu conselho para os novos alunos é que não desistam e procurem crescer, pesquisem, leiam textos, traduzam, usem a oportunidade para construir seu próprio futuro”, diz Lucas.
A dona de casa Eleni Brito, mãe de duas alunas, descreve o curso de inglês como a abertura de novos caminhos para suas filhas. Ela reconhece que seria difícil custear o curso para duas pessoas e agradece à Prefeitura por levar o projeto à sua comunidade.
“É uma grande oportunidade para minhas filhas aprenderem a falar inglês, um idioma de fundamental importância, principalmente para os jovens que estão iniciando a vida profissional. Como mãe, eu sei como é difícil pagar um curso de inglês, e a Prefeitura está ofertando de graça e no meu povoado, um programa que vai abrir novos caminhos para minhas filhas”, disse Eleni.
Autor: Ascom/PMPA