Professores, gestores e coordenadores pedagógicos municipais estiveram reunidos nos dias 2 e 3 , quarta e quinta-feira, no Lindinalva Cabral para as atividades da Jornada pedagógica, que marcam o começo do ano letivo na Rede Municipal de Ensino. No encontro, cerca de 1.000 educadores assistiram a palestras voltadas para relações interpessoais e a importância da leitura.
Para a secretária de Educação, Selma Carvalho, esse momento junto aos educadores é de grande importância. “Esse é mais um momento em que o grupo de professores, gestores, coordenadores e funcionários são capacitados e se mostram comprometidos com todas as atividades que executarão no ano de 2011, dando continuidade a todo o sucesso que colhemos no ano de 2010. É com grande alegria que iniciamos o ano letivo e temos certeza que estamos sempre procurando fazer o melhor para a Educação”, destacou a secretária.
A Palestra sobre Relações Interpessoais e autoestima foi ministrada por Edivaldo Pinheiro Negrão, Pós-Graduado em Atualização Didática para o Ensino Superior com formação em Teologia, Filosofia, Pedagogia e Psicologia. Já os tutores do curso de especialização em coordenação pedagógica realizaram a palestra sobre o papel do coordenador pedagógico.
Na manhã da quinta-feira, 3 , a leitura como ferramenta essencial para o sucesso do aluno foi tema da palestra ministrada por Maria do Socorro Pereira de Almeida, Mestra em Literatura e Interculturalidade.
Em seu discurso de boas vindas aos educadores municipais, a secretária Selma Carvalho, também convocou os educadores para uma nova reunião que acontece na próxima segunda-feira, 08 no Lindinalva Cabral a partir das 8h. Os profissionais e trabalhadores da Educação Municipal estarão reunidos para discutirem o plano de cargos, carreira e remuneração que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação. Na reunião estará presente o professor Milton Canuto, educador reconhecido no âmbito nacional e membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que está desenvolvendo o plano de Paulo Afonso.
O plano de carreira deve incluir questões como a progressão funcional, a formação inicial e continuada, o processo de escolha de diretores das escolas e o número máximo de alunos por turma. O Plano, cuidadosamente desenvolvido pelo município, é um compromisso firmado e nunca esquecido pelo prefeito Anilton Bastos.
Por conta dessa reunião, as aulas de todas as escolas da rede municipal de ensino só irão começar na terça-feira, 8.
Autor: ASCOM / PMPA