Foi inaugurado nesta quarta-feira (21), no CAPS AD de Paulo Afonso, o horto fitoterápico do Projeto Mandala, uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O projeto, iniciado em janeiro deste ano, tem como objetivo promover o uso correto e racional de plantas medicinais e fitoterápicas, além de criar uma terapia ocupacional para os pacientes.
O enfermeiro Roberto Weskley, coordenador da unidade, observa uma mudança significativa de comportamento entre os usuários desde que começaram a cuidar das plantas e diz que o projeto tem contribuído para a eficácia do tratamento. “Todas as manhãs, ao chegarem na unidade, os usuários iniciam suas atividades cuidando das plantas, e nós observamos que eles fazem isso com muito carinho. Eles precisam ocupar a mente com alguma coisa produtiva, e esse projeto, que inclusive já foi apresentado num congresso em Natal, no Rio Grande do Norte, tem ajudado bastante”, concluiu o coordenador.
Para o secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, considerando os benefícios da fitoterapia para a saúde física e mental dos pacientes do CAPS AD, o Projeto Mandala trará resultados surpreendentes. O secretário destaca a parceria com a UNIVASF e a Secretaria de Educação como um dos avanços da saúde em Paulo Afonso. “Entre os avanços verificados ultimamente na Secretaria Municipal de Saúde, resultado da atenção especial que o prefeito Luiz de Deus dedica à saúde dos pauloafonsinos, o Projeto Mandala vem trazer benefícios para que possamos incluir interação e harmonia no tratamento dos pacientes do CAPS AD. Nós acreditamos que a medicina fitoterápica vai trazer resultados inovadores na saúde desses pacientes”, falou o secretário.
O secretário de Educação, Severino Alves de Lima, ressaltou a importância do Projeto Mandala, que segundo ele, pela contribuição que prestará às atividades do CAPS AD, tem tudo para se tornar conhecido nacionalmente. O secretário garantiu todo apoio necessário de sua secretaria. “Este projeto significa a realização de um sonho e o início de uma série de atividades que visam à contribuir com a eficácia do atendimento aos pacientes do CAPS AD. Projetos dessa natureza têm tudo para ganhar notoriedade em todo o Brasil, e nós, que representamos a Secretaria de Educação, garantimos total apoio”, declarou o secretário.
Além dos secretários de Saúde e Educação, participaram do evento o professor do curso de medicina da UNIVASF, David Fernandes; o coordenador da Sala Verde da SEDUC, Silvano Wanderley; alunos dos cursos de medicina da UNIVASF; de psicologia da FASETE, e de técnica em enfermagem da EFOTEJ.
O CAPS AD é fruto de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras substâncias psicoativas, e também de seus familiares. A unidade de Paulo Afonso, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, fica situada na Avenida José Hemetério de Carvalho, 154, Bairro Perpétuo Socorro.
Autor: ASCOM/PMPA