Inaugurado horto fitoterápico do CAPS AD de Paulo Afonso

Inaugurado horto fitoterápico do CAPS AD de Paulo Afonso

Inaugurado horto fitoterápico do CAPS AD de Paulo Afonso

Foi inaugurado nesta quarta-feira (21), no CAPS AD de Paulo Afonso, o horto fitoterápico do Projeto Mandala, uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O projeto, iniciado em janeiro deste ano, tem como objetivo promover o uso correto e racional de plantas medicinais e fitoterápicas, além de criar uma terapia ocupacional para os pacientes.


O enfermeiro Roberto Weskley, coordenador da unidade, observa uma mudança significativa de comportamento entre os usuários desde que começaram a cuidar das plantas e diz que o projeto tem contribuído para a eficácia do tratamento. “Todas as manhãs, ao chegarem na unidade, os usuários iniciam suas atividades cuidando das plantas, e nós observamos que eles fazem isso com muito carinho. Eles precisam ocupar a mente com alguma coisa produtiva, e esse projeto, que inclusive já foi apresentado num congresso em Natal, no Rio Grande do Norte, tem ajudado bastante”, concluiu o coordenador.


Para o secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, considerando os benefícios da fitoterapia para a saúde física e mental dos pacientes do CAPS AD, o Projeto Mandala trará resultados surpreendentes. O secretário destaca a parceria com a UNIVASF e a Secretaria de Educação como um dos avanços da saúde em Paulo Afonso. “Entre os avanços verificados ultimamente na Secretaria Municipal de Saúde, resultado da atenção especial que o prefeito Luiz de Deus dedica à saúde dos pauloafonsinos, o Projeto Mandala vem trazer benefícios para que possamos incluir interação e harmonia no tratamento dos pacientes do CAPS AD. Nós acreditamos que a medicina fitoterápica vai trazer resultados inovadores na saúde desses pacientes”, falou o secretário.


O secretário de Educação, Severino Alves de Lima, ressaltou a importância do Projeto Mandala, que segundo ele, pela contribuição que prestará às atividades do CAPS AD, tem tudo para se tornar conhecido nacionalmente. O secretário garantiu todo apoio necessário de sua secretaria. “Este projeto significa a realização de um sonho e o início de uma série de atividades que visam à contribuir com a eficácia do atendimento aos pacientes do CAPS AD. Projetos dessa natureza têm tudo para ganhar notoriedade em todo o Brasil, e nós, que representamos a Secretaria de Educação, garantimos total apoio”, declarou o secretário.


Além dos secretários de Saúde e Educação, participaram do evento o professor do curso de medicina da UNIVASF, David Fernandes; o coordenador da Sala Verde da SEDUC, Silvano Wanderley; alunos dos cursos de medicina da UNIVASF; de psicologia da FASETE, e de técnica em enfermagem da EFOTEJ.


O CAPS AD é fruto de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras substâncias psicoativas, e também de seus familiares. A unidade de Paulo Afonso, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, fica situada na Avenida José Hemetério de Carvalho, 154, Bairro Perpétuo Socorro.

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos