Estruturar a vigilância das mortes infantis e maternas no município, é com esse objetivo que a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria de Saúde, implantou no início deste mês, o Comitê de Mortalidade Infantil e Materna.
A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) descreve o número de mortes de crianças menores de 1 ano, em cada grupo de mil nascidas vivas. É o índice dos óbitos neonatais, ou seja, de bebês com até 27 dias, e pós-neonatais, de bebês entre 28 dias e 12 meses, em determinado município e período de tempo. Mais do que um indicador de saúde, é um indicador socioeconômico, refletindo as condições de vida de uma região.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Maria Lúcia Bezerra, a redução da Mortalidade Infantil e Materna, é ainda um desafio para os serviços de saúde e a sociedade como um todo. Apesar do declínio que vem sendo observado nas taxas, a velocidade de queda está aquém do desejado. É de fundamental importância a mobilização e organização das ações prioritárias para a redução da mortalidade no município.
Prefeitura Municipal de Paulo Afonso cuidando da saúde de todos.
Autor: ASCOM/PMPA