Implantação do plano de visitação ao complexo Chesf, em Paulo Afonso, está em andamento

Implantação do plano de visitação ao complexo Chesf, em Paulo Afonso, está em andamento

Implantação do plano de visitação ao complexo Chesf, em Paulo Afonso, está em andamento

 

O Espetáculo das Águas, com a  formação das cachoeiras está de volta e mais um importante passo está sendo dado para o turismo em Paulo Afonso – a implantação do plano de visitação do complexo Chesf.


Durante o ano de 2022 a Prefeitura de Paulo Afonso solicitou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que implantasse um projeto de visitação dentro do complexo. Diante disso, a Chesf contratou a empresa Turismo 360, que elaborou o plano, com diretrizes para investimentos e o planejamento para uma visita muito mais segura, confortável e atraente para todos que forem conhecer o local.


“O Complexo Hidroelétrico, que é administrado pela Chesf, tem como função gerar energia, só que ele foi projetado de forma a se tornar um passeio agradável, bonito e um local de lazer. A Chesf entendeu isso e apresentou as suas necessidades de segurança e a Prefeitura apresentou as suas necessidades de turismo, assim como os guias, e esse projeto foi construído. É uma virada de chave para esta visitação”, ressalta o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Nino Rangel.


Ele explica que em janeiro a empresa 360 também foi contratada para implementar e estruturar durante esses próximos dois anos todo o projeto que foi elaborado, envolvendo diversos segmentos do turismo do município, como guias, conselho, proprietários da rede hoteleira, bares e restaurantes, comércio em geral, entre outros. “É um momento único pois em outras situações já foram elaborados planos como esse, mas nunca chegamos no processo de implantação. Com o envolvimento de diversos setores, é um plano que visa realmente transformar não só o Complexo Hidroelétrico, mas também o destino Paulo Afonso”, enfatiza Nino. 


O secretário explica que são diversas ações a serem implementadas entre 2023 e 2024. “Atualmente, quem vai ao complexo visita três espaços onde tem as cachoeiras, no plano estão programadas cinco paradas e cada parada vai receber um implemento diferente, com foco educacional, de lazer, de segurança, de trazer para a sociedade uma experiência marcante para que os visitantes saiam encantados, sabendo de como se deu estrutura do local, de como se gera energia, que é o principal produto da Chesf”, explica.

 

 

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos