Implantação do plano de visitação ao complexo Chesf, em Paulo Afonso, está em andamento

  • Publicado no dia: 13-02-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    O Espetáculo das Águas, com a  formação das cachoeiras está de volta e mais um importante passo está sendo dado para o turismo em Paulo Afonso – a implantação do plano de visitação do complexo Chesf.


    Durante o ano de 2022 a Prefeitura de Paulo Afonso solicitou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que implantasse um projeto de visitação dentro do complexo. Diante disso, a Chesf contratou a empresa Turismo 360, que elaborou o plano, com diretrizes para investimentos e o planejamento para uma visita muito mais segura, confortável e atraente para todos que forem conhecer o local.


    “O Complexo Hidroelétrico, que é administrado pela Chesf, tem como função gerar energia, só que ele foi projetado de forma a se tornar um passeio agradável, bonito e um local de lazer. A Chesf entendeu isso e apresentou as suas necessidades de segurança e a Prefeitura apresentou as suas necessidades de turismo, assim como os guias, e esse projeto foi construído. É uma virada de chave para esta visitação”, ressalta o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Nino Rangel.


    Ele explica que em janeiro a empresa 360 também foi contratada para implementar e estruturar durante esses próximos dois anos todo o projeto que foi elaborado, envolvendo diversos segmentos do turismo do município, como guias, conselho, proprietários da rede hoteleira, bares e restaurantes, comércio em geral, entre outros. “É um momento único pois em outras situações já foram elaborados planos como esse, mas nunca chegamos no processo de implantação. Com o envolvimento de diversos setores, é um plano que visa realmente transformar não só o Complexo Hidroelétrico, mas também o destino Paulo Afonso”, enfatiza Nino. 


    O secretário explica que são diversas ações a serem implementadas entre 2023 e 2024. “Atualmente, quem vai ao complexo visita três espaços onde tem as cachoeiras, no plano estão programadas cinco paradas e cada parada vai receber um implemento diferente, com foco educacional, de lazer, de segurança, de trazer para a sociedade uma experiência marcante para que os visitantes saiam encantados, sabendo de como se deu estrutura do local, de como se gera energia, que é o principal produto da Chesf”, explica.

     

     

    Autor: Ascom/PMPA