III Seminário do Centenário de Maria Bonita estréia com sucesso em Paulo Afonso

• Publicado no dia: 24-03-2011

O Seminário “100 anos de Maria Bonita”, companheira do famoso cangaceiro Lampião, vem com uma grande novidade este ano: uma programação itinerante, acontecendo em três estados, representados pelas cidades de Paulo Afonso (BA), Piranhas (AL) e Canindé do São Francisco(SE).

O início, nessa quarta-feira, 23, aconteceu no Memorial da Chesf, em Paulo Afonso , com a platéia cheia e a presença dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico Gilberto Sérgio e Turismo, Cultura e Esporte Jânio Soares, de vereadores, de representantes e alunos de instituições acadêmicas, de historiadores de vários locais do Nordeste e, também, da França, além do ilustre comparecimento de Neli Conceição, filha do último casal de cangaceiros, Durvalina e Moreno e de pessoas ligadas ao fomento cultural da região e à Chesf.

Os que chegavam ao Memorial podiam prestigiar uma exposição com fotografias de Maria Bonita. Em seguida, na abertura oficial, foi realizada uma conferência com o tema 100 anos de Maria Bonita, nascimento, vida e morte da Rainha do Cangaço. Os Conferencistas foram a Dra. Juliana Ischiara e Kiko Monteiro. A interação com o público presente proporcionou dinamismo ao encontro.

Ainda, na mesma noite, foi lançado o livro: Lampião, sua morte passada a limpo, dos escritores Sabino Basseti e Carlos Megale e o Grupo APDT fez uma apresentação Cultural: “O Sertão é Lindo”. O evento foi organizado pelas prefeituras das cidades que recebem o Seminário em parceria com o Sebrae.

Confira abaixo a programação do Seminário que acontece até o próximo dia 26/03:

Dia 24/03/2011 – (Quinta-feira)- PIRANHAS-AL

7:00h -Saída do Hotel para Piranhas/AL
    Passeio à Grota do Angico
    Almoço em Piranhas
    14:00h. – Conferências em Piranhas- Alagoas:

MARIA BONITA: 100 Anos de História:

Abertura Oficial com Autoridades Civis e Acadêmicas.
    Local: Auditório Municipal Miguel Medeiros
    Apresentação Cultural com Egídio Vieira e Grupo GMAP(Movimento Armorial)

Conferencistas: Inácio Loiola

Ângelo Osmiro- Fortaleza-Ceará
    Alfredo Bonessi- Fortaleza- Ceará
    João de Sousa Lima
    Jairo Luiz

19:00h. – CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO-SE

Conferências em Canindé do São Francisco- Sergipe.

Maria Bonita: Sua Vida de Aventuras no Cangaço
    Abertura Oficial: Composição de Mesa com Autoridades Civis e Acadêmicas. Apresentação Cultural com o Grupo de Xaxado: Na Pisada de Lampião

Local: Clube Altemar Dutra.
    Conferencistas: Alcino Alves Costa, Antônio Porfírio, Ângelo Osmiro e Paulo Gastão.

Carlos Megalle
    Sabino Bassetti
    Vicente Alencar

Dia 25/03/2011 – (Sexta-feira)- PAULO AFONSO-BA

Mostra Cultural: Uma Viagem Fotográfica Pelo Cangaço

Tarde – Visita ao Complexo Hidroelétrico de Paulo Afonso com Antonio Galdino.

19:00h -Local: Memorial CHESF:

Conferencistas: Escritor Francês Jack de Witte e Dr. Leandro Cardoso Fernandes.

Manoel Severo
    Vicente Alencar

Apresentação Cultural: Companhia de Arte Cênica de Paulo Afonso

Dia 26/03/2011 – (sábado)- PAULO AFONSO-BA

Mostra Cultural: Uma Viagem Fotográfica Pelo Cangaço

7:00h – Saída do Hotel para Rota do Cangaço (Casa de Generosa, no Povoado Riacho e Casa de Maria Bonita, na Malhada da Caiçara)
    Retorno para Rio do Sal – Passeio de Catamarã no Cânion de P. Afonso
    Almoço na Praínha de Paulo Afonso

19: horas – Solenidade de Encerramento –

Conferencistas – Escritor João de Sousa Lima e Manoel Severo.
    Certificação dos Participantes e Conferencistas.

Autor: ASCOM / PMPA