II Conferência Municipal de Juventude discutiu temas relacionados aos jovens pauloafonsinos

II Conferência Municipal de Juventude discutiu temas relacionados aos jovens pauloafonsinos

II Conferência Municipal de Juventude discutiu temas relacionados aos jovens pauloafonsinos

Na abertura da II Conferência Municipal de Juventude, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, fez um breve relato das ações da Prefeitura de Paulo Afonso, que segundo ela, promovem a inclusão dos jovens na sociedade e no mercado de trabalho. A secretária frisa que o objetivo dessas ações é garantir o futuro dos jovens pauloafonsinos, além de valorizá-los e reconhecer sua importância para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

 

“Esta Conferência é um momento para discutirmos propostas de melhoras reais para implementação de políticas públicas voltadas para a juventude pauloafonsina. A Prefeitura tem avançado bastante na aquisição de equipamentos e na implantação de programas que influenciam direta e indiretamente na qualidade de vida da nossa juventude”, falou a secretária.

 

A Conferência que teve como tema “As Várias Formas de Mudar Paulo Afonso” foi realizada pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Juventude, nesta quinta-feira, 27 de agosto, no auditório do Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (CEMPA).

 

Os organizadores descreveram o encontro como ‘um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil, um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.

 

Além da secretária Ana Clara Moreira, estiveram presentes à solenidade de abertura o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra; os secretários municipais de: Saúde, Alexei Vinícius e Educação, Selma Carvalho; o vereador Marconi Daniel; o presidente do CONJUVE, Daniel Sinésio; a vice-presidente, Elizabeth Medrado; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Bruno Diniz; representantes da SEDES, 1ª Companhia de Infantaria, 20º BPM, FUNDAME,  FASETE e  UNEB.

 

Nos dez eixos de discussões foram abordados os temas:

 

I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;

II – Direito à Educação;

III – Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;

IV – Direito à Diversidade e à Igualdade;

V – Direito à Saúde;

VI – Direito à Cultura;

VII – Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;

VIII – Direito ao Desporto e ao Lazer;

IX – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente;

X – Direito ao Território e à Mobilidade;

XI – Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.

 

A II Conferência Municipal da Juventude encerrou-se com a escolha dos delegados que irão representar o município na etapa interterritorial, que acontecerá em Juazeiro, nos dias 17 e 18 de setembro.

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados