Na abertura da II Conferência Municipal de Juventude, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, fez um breve relato das ações da Prefeitura de Paulo Afonso, que segundo ela, promovem a inclusão dos jovens na sociedade e no mercado de trabalho. A secretária frisa que o objetivo dessas ações é garantir o futuro dos jovens pauloafonsinos, além de valorizá-los e reconhecer sua importância para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
“Esta Conferência é um momento para discutirmos propostas de melhoras reais para implementação de políticas públicas voltadas para a juventude pauloafonsina. A Prefeitura tem avançado bastante na aquisição de equipamentos e na implantação de programas que influenciam direta e indiretamente na qualidade de vida da nossa juventude”, falou a secretária.
A Conferência que teve como tema “As Várias Formas de Mudar Paulo Afonso” foi realizada pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Juventude, nesta quinta-feira, 27 de agosto, no auditório do Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (CEMPA).
Os organizadores descreveram o encontro como ‘um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil, um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.
Além da secretária Ana Clara Moreira, estiveram presentes à solenidade de abertura o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra; os secretários municipais de: Saúde, Alexei Vinícius e Educação, Selma Carvalho; o vereador Marconi Daniel; o presidente do CONJUVE, Daniel Sinésio; a vice-presidente, Elizabeth Medrado; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Bruno Diniz; representantes da SEDES, 1ª Companhia de Infantaria, 20º BPM, FUNDAME, FASETE e UNEB.
Nos dez eixos de discussões foram abordados os temas:
I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;
II – Direito à Educação;
III – Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;
IV – Direito à Diversidade e à Igualdade;
V – Direito à Saúde;
VI – Direito à Cultura;
VII – Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;
VIII – Direito ao Desporto e ao Lazer;
IX – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente;
X – Direito ao Território e à Mobilidade;
XI – Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.
A II Conferência Municipal da Juventude encerrou-se com a escolha dos delegados que irão representar o município na etapa interterritorial, que acontecerá em Juazeiro, nos dias 17 e 18 de setembro.
Autor: ASCOM/PMPA