Idosos dos CRAS participam de culminância do projeto de inclusão digital

Idosos dos CRAS participam de culminância do projeto de inclusão digital

Idosos dos CRAS participam de culminância do projeto de inclusão digital

Na manhã desta sexta-feira (13), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso, realizou a culminância do projeto de inclusão digital, Tec-Idoso, que contemplou  idosos assistidos pelo Cras da Prainha, BTN, Malhada Grande, Centenário e Barroca. A cerimônia contou com a participação da primeira-dama do município, Juvandir Tenório, dona Didi.


Ao todo, 51 assistidos pela rede socioassistencial receberam certificado. A proposta do Tec-Idoso é contribuir com a inserção de idosos, acima de 60 anos, na era digital, com aulas e noções de web, redes sociais e afins. “Isso ajuda bastante a este público. Afinal de contas, os idosos também fazem parte da sociedade. Então, essa parceria veio para contribuir ainda mais com a vida deste público”, afirma a secretária interina de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena.


Nas aulas, os alunos viajaram na magia da web e descobriram neste universo, ferramentas que facilitam a vida deles, em várias áreas da sociedade. “Eles são orientados sobre transações bancárias, redes sociais, como utilizar o whatsApp e demais ferramentas. Tudo, com intuito de aproximá-los desta nova geração”, diz a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Luciana Moura.


Para a professora da Univasf Marina Ferraz, a parceria com a gestão municipal foi de extrema importância. “Os resultados do projeto são muito visíveis. A gente nota nos idosos uma melhora no quadro de felicidade. Em breve, vamos lançar um livro sobre o projeto, para que o assistido não esqueça aprendizado do curso. Muita gratidão à gestão municipal pelo apoio que tem disponibilizado”, acrescenta.


Ao decorrer do curso, os alunos criam vínculos de amizade e troca de conhecimento. “Foi muito bom porque a gente teve a oportunidade de se atualizar e estar neste mundo das redes sociais. Aprendi demais”, afirma a aluna Cléa Aparecida.


O projeto de extensão foi escolhido como o 2º melhor da Univasf. “Fico feliz em saber disso. Isso prova que a parceria entre instituições geram bons frutos. Tenho a convicção de que os alunos saem daqui atualizados e realizados”, reforça a secretária Cíntia.

 

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados