Idosos de Paulo Afonso recebem atenção especial do Governo Municipal

Idosos de Paulo Afonso recebem atenção especial do Governo Municipal

Idosos de Paulo Afonso recebem atenção especial do Governo Municipal

No conjunto de ações sociais da Prefeitura de Paulo Afonso, programas destinados exclusivamente à população idosa disponibilizam diversas atividades e benefícios que envolvem esse público na vida social.

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros Tancredo Neves I e III, Barroca, Centenário e Prainha, desenvolve palestras, passeios, atividades educativas, e ainda incluem os grupos de idosos na programação do Natal Social, com danças, coreografias e peças teatrais. Segundo as coordenações, o CRAS BTN I, que funciona no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), conta atualmente com 60 pessoas residentes no BTN I, Marina França e PA IV; no CRAS BTN III são 35 idosos participantes; na Barroca, atualmente, o grupo conta com 20 pessoas; no CRAS Centenário, 38 idosos participam do grupo e na Prainha são 30 participantes. No total, 183 idosos são atendidos atualmente pelo SCFV.

 

O Chá Dançante com a Melhor Idade, realizado desde 2009, além de reunir periodicamente os grupos atendidos pela rede socioassistencial, celebra as datas comemorativas, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, São João, Dia dos Pais e Natal. Nos encontros, os idosos se divertem com música ao vivo e recebem total atenção das equipes, com transporte de ida e volta e lanche.

 

As escolas de informática para Melhor Idade do centro da cidade e do BTN II, até hoje já incluíram mais de quatro mil idosos na era da tecnologia digital. O curso, oferecido gratuitamente pela SEDES, sob a supervisão do Programa Educação Inclusiva, tem duração de seis meses, com aulas práticas de programas de computação e acesso à internet. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 55 anos, residentes no município.

 

Os programas municipais de habitação ou em parceria com o Governo Federal, que até hoje já realizaram o sonho da casa própria de 1.331 famílias, têm como prioridade a existência de pessoas idosas nas famílias inscritas.

 

Apoio à Casa de Repouso São Vicente de Paulo


As ações de apoio às pessoas da melhor idade continuam ainda com parceria com entidades, a exemplo da Casa de Repouso São Vicente de Paulo, instituição filantrópica que abriga pessoas comprovadamente desamparadas, em sua maioria, idosas. Em fevereiro deste ano, a atual gestão recuperou um veículo modelo Fiat Uno pertencente à Casa de Repouso. Um convênio celebrado entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde permitiu a realização de reparos nas partes mecânica e hidráulica, além da recuperação da pintura e substituição dos pneus.


Em 2014, a Prefeitura reformou a instituição, que foi construída em 1983. A obra, realizada com verbas destinadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, custou R$ 330 mil. “As ações da nossa secretaria contemplam pessoas de todas as faixas etárias, e nós temos um olhar diferenciado para os idosos, realizando atividades que elevam sua autoestima e provam que eles que são tão importantes quanto pessoas jovens”, observa a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira.

 

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados

COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Paulo Afonso informa que o Portal do Servidor já está disponível para acesso.

COMO ACESSAR?

*Utilize seu CPF como login e senha.

Ao entrar, será necessário criar uma nova senha para maior segurança.

Acesse o portal e tenha mais praticidade na consulta de seus dados e serviços.