Idosos de Paulo Afonso recebem atenção especial do Governo Municipal

  • Publicado no dia: 14-08-2018
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    No conjunto de ações sociais da Prefeitura de Paulo Afonso, programas destinados exclusivamente à população idosa disponibilizam diversas atividades e benefícios que envolvem esse público na vida social.

     

    O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros Tancredo Neves I e III, Barroca, Centenário e Prainha, desenvolve palestras, passeios, atividades educativas, e ainda incluem os grupos de idosos na programação do Natal Social, com danças, coreografias e peças teatrais. Segundo as coordenações, o CRAS BTN I, que funciona no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), conta atualmente com 60 pessoas residentes no BTN I, Marina França e PA IV; no CRAS BTN III são 35 idosos participantes; na Barroca, atualmente, o grupo conta com 20 pessoas; no CRAS Centenário, 38 idosos participam do grupo e na Prainha são 30 participantes. No total, 183 idosos são atendidos atualmente pelo SCFV.

     

    O Chá Dançante com a Melhor Idade, realizado desde 2009, além de reunir periodicamente os grupos atendidos pela rede socioassistencial, celebra as datas comemorativas, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, São João, Dia dos Pais e Natal. Nos encontros, os idosos se divertem com música ao vivo e recebem total atenção das equipes, com transporte de ida e volta e lanche.

     

    As escolas de informática para Melhor Idade do centro da cidade e do BTN II, até hoje já incluíram mais de quatro mil idosos na era da tecnologia digital. O curso, oferecido gratuitamente pela SEDES, sob a supervisão do Programa Educação Inclusiva, tem duração de seis meses, com aulas práticas de programas de computação e acesso à internet. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 55 anos, residentes no município.

     

    Os programas municipais de habitação ou em parceria com o Governo Federal, que até hoje já realizaram o sonho da casa própria de 1.331 famílias, têm como prioridade a existência de pessoas idosas nas famílias inscritas.

     

    Apoio à Casa de Repouso São Vicente de Paulo


    As ações de apoio às pessoas da melhor idade continuam ainda com parceria com entidades, a exemplo da Casa de Repouso São Vicente de Paulo, instituição filantrópica que abriga pessoas comprovadamente desamparadas, em sua maioria, idosas. Em fevereiro deste ano, a atual gestão recuperou um veículo modelo Fiat Uno pertencente à Casa de Repouso. Um convênio celebrado entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde permitiu a realização de reparos nas partes mecânica e hidráulica, além da recuperação da pintura e substituição dos pneus.


    Em 2014, a Prefeitura reformou a instituição, que foi construída em 1983. A obra, realizada com verbas destinadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, custou R$ 330 mil. “As ações da nossa secretaria contemplam pessoas de todas as faixas etárias, e nós temos um olhar diferenciado para os idosos, realizando atividades que elevam sua autoestima e provam que eles que são tão importantes quanto pessoas jovens”, observa a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira.

     

    Autor: ASCOM/PMPA