Fuxico é uma das artes populares mais tradicionais do Brasil, existente há mais de 150 anos. Uma das histórias contadas sobre o surgimento dessa arte é a de que nos tempos coloniais, na Região Nordeste, as escravas aproveitavam os retalhos dos tecidos de suas senhoras, já que na época, tecido era artefato de luxo.
Com o objetivo de resgatar uma tradição antiga vivenciada por cada uma das pessoas idosas do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS BTN II, a educadora Francineide Nascimento desenvolveu o Projeto Construindo o Universo do Idoso com o Fuxico.
O projeto que durou seis meses teve seu encerramento nesta quinta-feira, 2 de junho, na Casa de Repouso São Vicente de Paulo, instituição filantrópica escolhida para receber as peças confeccionadas, como almofadas e tapetes.
A autora do projeto justifica que “O objetivo geral foi proporcionar aos idosos o resgate de suas vivências de infância e de seus familiares, além de conhecer a origem do fuxico de forma prazerosa e divertida”. A justificativa de Francineide foi confirmada nas palavras de Dona Maria Campos, 64 anos, uma das participantes:
“Para mim foi muito gratificante participar desse projeto, e mais ainda por saber que as peças confeccionadas seriam doadas à Casa de Reposo. Acho até, que isso nos motivou a caprichar. Além disso, a convivência com as colegas foi maravilhosa”, falou Dona Maria.
A festa animada pelo Grupo de Seresta de Geraldo Relojoeiro pelo Coral de Idosas do CRAS II, contou com as presenças do vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra; da coordenadora do CRAS BTN II, Albanice Levino; da Educadora Francineide Nascimento (autora do projeto); da assistente social Núbia Oliveira e representantes da Sociedade São Vicente de Paulo.
Construída em 1983, a Casa de Repouso São Vicente de Paulo teve suas instalações reformadas e parte do mobiliário substituído pela Prefeitura de Paulo Afonso, em 2013. A obra foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Autor: ASCOM/PMPA – redação: Washington Luís – DRT/BA 4109