IDEB da Rede Municipal de Ensino apresenta crescimento desde 2009

  • Publicado no dia: 28-09-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    O ensino e aprendizagem das escolas municipais sempre foram referência na região. Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e alunos sob a chancela da Secretaria Municipal de Educação têm demonstrado em avaliações externas que o pedagógico não fica em discursos, mas se edifica numa considerável projeção apresentada em escala crescente, a exemplo dos números do IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

     

    Nos Anos Iniciais do Ensino fundamental, cuja avaliação externa (realização da Prova Brasil) é feita nas turmas de 5º anos, a Rede Municipal de Ensino está melhorando significativamente os índices de abandono e repetência e criando multiturmas (correção das distorções de aprendizagem) para melhoria dos indicadores educacionais.

     

    Todo esse trabalho pedagógico já vem surtindo efeito positivo, pois nos Anos Finais do Ensino Fundamental, cuja proficiência ocorre com a aplicação da Prova Brasil nos 9º anos, a Rede Municipal de Ensino superou todas as metas projetadas pelo MEC a partir do ano de 2009. Reflexo de um trabalho que tem o professor como ator principal das ações pedagógicas que incidem positivamente na aprendizagem dos alunos.

     

    É válido lembrar que a gestão do prefeito Anilton Bastos, que tem a professora Selma Carvalho à frente da Secretaria Municipal de Educação, desde o ano de 2009, vem dinamizando ações que implicaram diretamente nessa melhora qualitativa do processo educacional. Fruto de metas projetadas e resultados alcançados ao longo desses sete anos letivos.

     

    O Estatuto do Magistério, que garantiu direitos profissionais; o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração, que impactou positivamente nos salários dos professores; a redução da carga horária de sala de aula dos professores, que possibilitou mais tempo para planejamento e estudos; as reformas e construções de creches e escolas; processo seletivo para contratação de professores, cuidadores, merendeiras, nutricionistas, técnicos administrativos e serviços gerais; oferta de merenda escolar com produtos da região adquiridos de pequenos produtores locais; mobiliário escolar para as Unidades Escolares do meio rural e urbano; kit Pedagógico com todo o material escolar de uso diário em sala de aula; fardamento; tênis; mochila; squeeze; kit de higiene bucal contendo escova, pasta e fio dental; Kit de Educação Física para as escolas, fomentando assim a prática desportiva; formações continuadas em serviço, sendo contemplados professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e funcionários de escolas.

     

    Outras ações de peso, a exemplo da Educação de Tempo Integral, por meio do Programa Mais Educação, parceria com o Governo Federal, contemplando hoje 28 turmas e 840 alunos em contraturno. Adesão ao Pacto dos Municípios e Pacto Federal visando à melhora na alfabetização das crianças e garantindo os direitos de aprendizagem e formações para professores e coordenadores pedagógicos. Coordenação na elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) com a participação de diversos segmentos sociais. Inúmeros projetos ambientais, artísticos, sociais, culturais, etnicorraciais, oficinas de conhecimentos e leituras, pesquisas, que culminam com o Mega Projeto Viva Paulo Afonso que se realiza no Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães numa verdadeira socialização de aprendizagem e cidadania. Construções de quadras poliesportivas em escolas do meio rural e urbano. E ainda Reforço Escolar, em turno oposto, para alunos numa proposta de melhoria da aprendizagem. Em resumo, é a marca inconteste de uma educação que se aprimora ano a ano e dignifica toda a sociedade pauloafonsina.

     

    A professora Selma Carvalho, secretária Municipal de Educação, acrescentou: “O segredo de todo esse sucesso de realizações na Rede Municipal de Ensino se traduz em um trabalho sério que proporciona o melhor para toda a comunidade escolar. Trabalho ético, transparente, bem planejado, de resultados, exercido por pessoas idôneas, competentes e que querem o melhor para o município. E aqui eu parabenizo os gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários e à Equipe Pedagógica Municipal que são os protagonistas de todo esse sucesso. Parabéns também aos nossos alunos e pais que constituem um brilho todo especial em nossos ações. É assim que estamos crescendo e melhorando nossas conquistas no ensino e na aprendizagem que refletem nos números do IDEB.”

     

    Autor: ASCOM/PMPA pela Secretaria Municipal de Educação.